Lula anuncia gás e luz gratuitos, isenção no IR e expansão de mercados: ‘O governo existe para cuidar’

Em entrevista concedida na última segunda-feira (6) à TV Mirante, no Maranhão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil vive atualmente um dos melhores momentos econômicos da sua história recente. Segundo ele, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a elevação da renda e do salário mínimo são indicadores claros de recuperação. “Esse país, a última vez que cresceu acima de 3% foi quando eu era presidente em 2010. E só voltou a crescer acima de 3% agora que voltei”, afirmou o presidente.
Além dos avanços econômicos, Lula destacou novas medidas sociais e fiscais, como a aprovação do projeto que isenta do Imposto de Renda trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês. Para equilibrar a balança, será aplicada uma taxa de até 10% sobre os chamados “super ricos”, grupo que representa uma pequena parcela da população, mas com alto rendimento. Outra ação anunciada é o programa Gás do Povo, que começa em novembro e vai oferecer gás de cozinha gratuito para 17 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade, conforme o decreto assinado no último dia 3.
Outro ponto abordado foi o programa Luz do Povo, que isenta do pagamento de energia elétrica famílias que consomem até 80 kWh por mês, e reduz a tarifa para quem consome até 120 kWh. Segundo o presidente, as medidas têm como foco aliviar o custo de vida e proteger a renda dos mais pobres. “Essas coisas estão acontecendo porque eu fui eleito para cuidar do povo. Eu não uso a palavra governar, eu uso a palavra cuidar”, declarou.
No campo internacional, Lula ressaltou a expansão dos mercados de exportação para produtos brasileiros, com a abertura de mais de 430 novos destinos comerciais em dois anos e meio de governo. Ele também confirmou presença no Congresso da ASEAN, no fim de outubro, onde irá defender os interesses do Brasil diante de 11 países asiáticos. “Tudo que eu puder vender e também comprar, nós temos que fazer”, disse o presidente ao comentar a importância da diversificação nas relações comerciais.
Segundo informações do Portal Notícias do GOV, Lula reafirmou a estratégia do governo em buscar novos parceiros comerciais, destacando que o Brasil não deve depender de países que impõem barreiras à sua produção. “A gente não pode ficar chorando por um país que não quer vender para a gente. Temos que procurar outros”, completou.
Por Paraíba Master