Livro sobre equipamentos de combate à violência contra as mulheres nas universidades foi lançado na UFPB

Hoje (07) às 9h, aconteceu no Hall da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o lançamento do e-book “O Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres: Mapeamento dos Equipamentos e Políticas Institucionais Existentes nas Universidades Federais Brasileiras”, evento realizado pelo Comitê de Política de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (CoMu).
A obra é de autoria de Valéria Machado Rufino, Coordenadora do CoMu, e Joseane da Silva Leite, e apresenta um mapeamento dos equipamentos institucionais de enfrentamento às violências contra as mulheres nas Universidades Federais brasileiras. O livro foi lançado pela editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da UFPB.
A pesquisa revelou que das 69 Universidades investigadas apenas 1/3 tem espaço institucionalizado de enfrentamento às violências contra as mulheres em seu ambiente, estando a maior concentração proporcional de equipamentos na região Centro-Oeste do país, onde das 08 Universidades Federais, 05 têm equipamentos, uma proporção de 62,5%.
No Nordeste, das 20 Universidades Federais, apenas 04 têm o tipo de equipamento pesquisado.
A pesquisa que resultou na obra teve como percurso metodológico a revisão sistemática de artigos, teses, e dissertações nas bases de dados SciELO Brasil, Portal Periódicos CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES no período de junho de 2024 e fevereiro de 2025.
Além do levantamento incluir informações sobre a existência de Equipamento Institucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres, seus atos normativos, estruturação, composição das equipes técnicas e contatos, as autoras também realizam uma análise das políticas institucionais de equidade ou voltadas para mulheres e as políticas institucionais de enfrentamento ao assédio moral e sexual em 69 Universidades Federais.
De acordo com as autoras, o livro discute as violências contra as mulheres no âmbito das Universidades Federais Brasileiras, enquanto espaço que também reproduz as estruturas da sociedade, para elas a prevenção e o enfrentamento às violências de gênero contra as mulheres no ambiente acadêmico têm se colocado como um desafio para as instituições de ensino, que não podem retroceder no combate à violação dos direitos humanos das mulheres.
Paraíba Master com informações da Ascom/UFPB