Lajedo de Pai Mateus e Pico do Jabre entram para lista de tesouros naturais da Caatinga

 Lajedo de Pai Mateus e Pico do Jabre entram para lista de tesouros naturais da Caatinga
#Compartilhe

Com belezas singulares, importância geológica e grande potencial para o turismo de natureza e de aventura, duas paisagens naturais da Paraíba ganharam reconhecimento nacional pelo Ministério do Turismo como verdadeiras jóias da Caatinga.

O Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, e o Pico do Jabre, em Maturéia, foram reconhecidos como tesouros naturais da Caatinga. Os dois atrativos representam a força e a diversidade do sertão paraibano.

O reconhecimento faz parte da estratégia do governo federal de valorizar o turismo de natureza no país e incentivar a descoberta de destinos que ultrapassam a imagem estereotipada do semiárido.

Foto: Divulgação

Após o reconhecimento, o Ministério do Turismo convidou os brasileiros a explorarem a riqueza vibrante da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro onde o mandacaru floresce ao lado do canto do galo-de-campina e da delicadeza da flor da macambira.

Mistério, misticismo e beleza em pleno Sertão da Paraíba. Localizado no município de Cabaceira, no Cariri paraibano, na conhecida “Roliúde Nordestina” , o Lajedo de Pai Mateus se destaca por sua formação geológica única. Sobre uma imensa laje de granito repousam dezenas de pedras arredondadas, dispostas de maneira que impressiona visitantes e estudiosos. O local também é cercado por lendas e guarda inscrições rupestres milenares, sendo ideal para quem busca experiências místicas, culturais e contato com a natureza. O pôr do sol no lajedo é considerado um dos mais belos do Brasil.

O Lajedo do Pai Mateus, é uma elevação rochosa de 1,5 km² de extensão onde se equilibram mais de 100 pedras arredondadas de até 4 metros de altura. Ele tem um formato que se assemelha a um prato virado para baixo que inexplicavelmente sustenta as rochas gigantes de várias toneladas e uma história envolvendo um ermitão curandeiro e índios cariris que habitaram ali há 12 mil anos.

Este intrigante “mar de bolas” do Lajedo do Pai Mateus bem no meio da árida paisagem sertaneja paraibana tem características geológicas só encontradas em países como Austrália, Namíbia e Argélia, segundo especialistas

Pico do Jabre

O Pico do Jabre é o ponto mais alto da Paraíba, o terceiro do Nordeste. e um dos mais elevados da América Latina com 1.208 metros acima do nível do mar. A montanha, que antes havia sido apontada com 1.197 metros acima do nível do mar, conforme medição realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na década de 1950, passou para 1.208 metros, ganhando assim, mais 11 metros.

Os novos dados foram encaminhados ao IBGE para atualização das informações oficiais da altitude do ponto turístico.

Localizado na cidade de Matureia, em uma área de proteção ambiental, o pico é um verdadeiro refúgio de biodiversidade. O local oferece trilhas ecológicas, mirantes naturais e paisagens que encantam visitantes de todas as idades. É uma ótima opção para quem gosta de observação de aves, caminhadas e turismo de aventura.

O topo do Pico do Jabre é uma grande rocha e é inacessível às pessoas, a não ser que se usem equipamentos de escalada.

No entorno dele foi criado o Parque Estadual Pico do Jabre, uma área para proteger a fauna e a flora da região. É um observatório natural que permite que os visitantes contemplem do alto toda a cobertura vegetal acompanhada de relevos e fontes de água dos municípios vizinhos. Uma paisagem rica em belezas naturais, que atrai a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros.

Recentemente uma nova espécie de jararaca foi encontrada no Pico do Jabre. A espécie, até então desconhecida, foi registrada através de um artigo publicado este mês numa revista científica canadense.

Foto: Divulgação

Paraíba Master com informações do PB Agora

source

Relacionados