Juíza Helena Fialho é nomeada para novo mandato como membro titular do TRE-PB

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) aprovou nesta quarta-feira (3) a recondução da juíza federal Helena Delgado Ramos Fialho Moreira, da 5ª Vara Federal da Paraíba, ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A magistrada assumirá o cargo de membro titular da Corte Eleitoral para o biênio 2025-2027.
A cerimônia de posse ainda não tem data definida, mas deverá ocorrer em setembro, na sede do TRE-PB, em João Pessoa. Helena Fialho substituirá o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, atual representante da Justiça Federal na Corte.
Com um histórico de atuação no TRE-PB, a juíza já integrou o colegiado em dois mandatos consecutivos entre 2003 e 2007 e também exerceu a função de corregedora regional eleitoral — sendo a primeira representante da Justiça Federal a ocupar o cargo.
“Tenho consciência de que será um período de muito trabalho, especialmente com a proximidade das eleições de 2026, mas estou entusiasmada por retornar à Corte Eleitoral. Nosso compromisso é seguir contribuindo para uma Justiça Eleitoral eficiente, segura e reconhecida nacionalmente”, afirmou a magistrada.
Para o cargo de juiz suplente, foi designado o juiz federal Bianor Arruda Bezerra Neto, que também tem experiência na Corte Eleitoral, onde atuou como membro titular no biênio 2021-2023. Atualmente, ele integra a Turma Recursal da Justiça Federal na Paraíba.
Trajetória na magistratura
Natural do TRF da 4ª Região, Helena Fialho iniciou sua carreira na Justiça Federal em 1994 e, no mesmo ano, assumiu a titularidade da 5ª Vara Federal em João Pessoa, onde atua até hoje, com foco em execuções fiscais. Entre 2009 e 2015, foi diretora do Foro da Seção Judiciária da Paraíba, exercendo papel de liderança administrativa no Judiciário Federal paraibano.
Por Paraíba Master