João Pessoa se torna capital da inteligência contra o crime organizado no Norte e Nordeste

Teve início nesta quarta-feira (15), em João Pessoa, o II Encontro de Inteligência do Norte e Nordeste, reunindo 264 especialistas em segurança pública das 16 unidades federativas das duas regiões. O evento, que segue até sexta-feira (17), foca na integração das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado, com palestras, painéis e estudos de caso sobre facções criminosas, logística do tráfico e estratégias de cooperação entre os estados.
Segundo informações do Portal Arena de Notícias, o objetivo central é fortalecer a Rede Nacional de Inteligência Penitenciária (Renipen), promovendo uma troca eficaz de informações estratégicas sobre as estruturas do crime nas fronteiras, nas cadeias e nas ruas. A particularidade geográfica do Norte e Nordeste, com regiões de difícil acesso e uma extensa faixa costeira, exige ações coordenadas e inteligência compartilhada para neutralizar ameaças regionais e nacionais.
O evento é sediado no Centro Cultural Ariano Suassuna e tem segurança garantida pela Seap-PB, por meio da Força Tática Penitenciária (FTPEN) e do Grupo de Operações Especiais (GPOE). Participam do encontro autoridades como o diretor de Inteligência Penal, Antônio Gautter; o secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves; e representantes da Polícia Penal Federal, Polícia Federal, ABIN e Secretaria de Segurança da Paraíba. Para o secretário João Alves, “o encontro é uma oportunidade de resultados concretos para a segurança pública das duas regiões.”
Por Paraíba Master