João Pessoa e mais de 40 cidades da Paraíba entram em alerta laranja para chuvas intensas, aponta Inmet; confira lista

 João Pessoa e mais de 40 cidades da Paraíba entram em alerta laranja para chuvas intensas, aponta Inmet; confira lista
#Compartilhe

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (2), um novo alerta laranja para acumulado de chuvas em João Pessoa e outros municípios da Paraíba. Segundo o boletim meteorológico, essas localidades podem registrar até 100 milímetros de chuva até às 18h de hoje, com riscos associados como alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios em áreas vulneráveis.

Além do alerta laranja, o Inmet também renovou o alerta amarelo, com previsão de chuvas de até 50 mm por dia, válido até às 10h da quinta-feira (3). No total, mais de 40 municípios paraibanos estão sob algum tipo de aviso meteorológico.

De acordo com informações apuradas pelo portal ClickPB, a Defesa Civil de João Pessoa informou que, nas últimas 24 horas, o volume de chuvas na capital ultrapassou 149 milímetros, número considerado elevado para o período. O órgão segue monitorando áreas de risco e orienta a população a redobrar os cuidados.

Recomendações do Inmet para o período chuvoso:

  • Evitar sair de casa durante o mau tempo;

  • Observar movimentações ou alterações em encostas;

  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível;

  • Proteger pertences da água utilizando sacos plásticos;

  • Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Municípios sob alerta laranja:

Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita e Sapé.

Municípios sob alerta amarelo:

Alhandra, Araçagi, Baía da Traição, Bayeux, Belém, Caaporã, Cabedelo, Caiçara, Caldas Brandão, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Itabaiana, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Logradouro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Mogeiro, Mulungu, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pirpirituba, Pitimbu, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé, Serra da Raiz, Sertãozinho, Sobrado e Tacima.

A Defesa Civil reforça que está de prontidão para atender possíveis ocorrências e que as equipes seguem em alerta para minimizar os impactos das chuvas sobre a população.

Por Paraíba Master

source

Relacionados