Japão reafirma compromisso com diálogo comercial com os EUA apesar de ameaças tarifárias de Trump

O governo japonês afirmou nesta quarta-feira (2) que continuará buscando um acordo comercial equilibrado com os Estados Unidos, mesmo diante das recentes ameaças do ex-presidente americano Donald Trump de elevar tarifas sobre produtos japoneses. A declaração foi dada pelo vice-secretário-chefe do Gabinete, Kazuhiko Aoki, durante coletiva de imprensa. As informações são da CNN Brasil.
“Vamos seguir com discussões sinceras e diligentes para alcançar um acordo que traga benefícios mútuos para o Japão e os Estados Unidos”, declarou Aoki, em resposta às declarações de Trump, que sugeriu aumentar tarifas de importação para até 30% ou 35% sobre bens vindos do Japão.
As ameaças tarifárias voltam a gerar tensão nas relações comerciais entre os dois países, que possuem uma parceria estratégica de longa data. Durante seu mandato, Trump já havia adotado medidas protecionistas semelhantes, pressionando o Japão e outros parceiros a renegociar termos comerciais.
Tóquio, no entanto, sinaliza que manterá o canal diplomático aberto, apostando no diálogo para evitar retaliações econômicas e proteger setores sensíveis da sua economia, como o automotivo e o agrícola.
Por Paraíba Master