Instituto Cândida Vargas recebe certificado de Alta Conformidade em práticas de segurança do paciente

O Instituto Cândida Vargas (ICV), unidade integrante da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), o certificado de reconhecimento de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2024, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) de cada estado da federação.
A solenidade ocorreu no auditório da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB), em João Pessoa, durante a programação alusiva ao Dia Mundial de Segurança do Paciente. Este ano, o evento teve como tema ‘Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança’.
O diretor-geral do Instituto Cândida Vargas, Quintino Régis, ressaltou a relevância do prêmio para a instituição. “Receber esse certificado é motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos o ICV. Esse reconhecimento da Anvisa mostra que nosso trabalho diário, pautado na qualidade e na segurança do paciente, está trazendo resultados concretos. É a comprovação de que o esforço da nossa equipe faz a diferença na vida das pessoas e fortalece a missão do Instituto Cândida Vargas de oferecer um atendimento de excelência à população de João Pessoa e da Paraíba”, disse.
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente é realizada anualmente e tem como objetivo verificar e monitorar, por meio de indicadores, a aplicação das boas práticas nos serviços de saúde. A iniciativa busca estimular a melhoria contínua da qualidade assistencial, reconhecendo o esforço das instituições que se destacam nesse compromisso.
Representando o ICV, a coordenadora de Ginecologia e Obstetrícia, Tatiana Fragoso, recebeu o certificado e destacou a importância do reconhecimento. “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, de uma equipe que entende a segurança do paciente como prioridade. O ICV tem se dedicado a garantir um cuidado de qualidade e esse reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo, sempre buscando oferecer às nossas pacientes uma assistência mais humana e segura”, afirmou.
Durante a programação, a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do ICV, Dayse Maria Sousa de Albuquerque, destacou a importância da avaliação nacional como estímulo à melhoria contínua dentro da instituição. Além disso, a neonatologista Euda Maria Farias Diniz ministrou a palestra sobre ‘Cuidados seguros em neonatologia e pediatria’, abordando as práticas que fortalecem a segurança do paciente desde os primeiros dias de vida.
Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa