Inscrições para o Enamed 2025 seguem abertas até quarta-feira (30)

 Inscrições para o Enamed 2025 seguem abertas até quarta-feira (30)
#Compartilhe

Estudantes de medicina têm até as 23h59 desta quarta-feira (30) para se inscrever no novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O prazo também se aplica às solicitações de atendimento especializado e uso do nome social, destinadas a pessoas trans. As informações são da Agência Brasil.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Enamed. O exame, que substitui o Enade para os cursos de medicina, será aplicado no dia 19 de outubro e, a partir de 2025, terá periodicidade anual.

O Enamed é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo é aprimorar a formação médica no país, a partir de uma avaliação mais específica e alinhada às diretrizes do exercício da profissão.

Quem deve participar

A participação no Enamed é obrigatória para estudantes concluintes de cursos de medicina, sendo condição necessária para a colação de grau. O aluno precisa estar devidamente habilitado como formando em sua instituição de ensino e inscrito no Enade 2025 pelo coordenador do curso.

Já os médicos já formados que desejam disputar vagas em programas de residência médica de acesso direto, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), poderão participar de forma facultativa.

Cronograma do Enamed 2025

De acordo com o edital de retificação publicado pelo Inep, o cronograma do Enamed 2025 é o seguinte:

  • Inscrição: 7 a 30 de julho

  • Solicitação de atendimento especializado e nome social: 7 a 30 de julho

  • Resultado das solicitações: 11 de agosto

  • Prazo para recursos: 11 a 15 de agosto

  • Resultado dos recursos: 20 de agosto

  • Preenchimento do questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro

  • Aplicação das provas: 19 de outubro

Estrutura da prova

O exame contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, divididas igualmente entre as áreas fundamentais da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.

A avaliação segue os parâmetros do Enade, considerando as diretrizes curriculares dos cursos de medicina, além das normas que regulam o exercício da profissão médica no Brasil. Os estudantes concluintes também deverão preencher um questionário obrigatório.

Enare: seleção unificada para residência

O Exame Nacional de Residência (Enare), ao qual o Enamed está vinculado, é uma seleção nacional unificada para ingresso em programas de residência médica, multiprofissional e na área da saúde. Nesta edição, o processo oferecerá 11.388 vagas em 237 instituições, representando um aumento de aproximadamente 28% em relação à edição anterior.

Por Paraíba Master

source

Relacionados