Inmet Emite Alertas para Ventos, Vendaval e Baixa Umidade na Paraíba

 Inmet Emite Alertas para Ventos, Vendaval e Baixa Umidade na Paraíba
#Compartilhe

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (03/09), três alertas para riscos climáticos em diferentes regiões da Paraíba. Os avisos, que envolvem ventos costeiros, vendaval e baixa umidade, têm validade até quinta-feira (4), e as autoridades recomendam atenção da população para possíveis impactos.

O alerta de ventos costeiros afeta 14 municípios da região litorânea, incluindo a Grande João Pessoa. O aviso, válido das 10h desta quarta-feira até as 10h de quinta-feira (4), aponta para a intensificação dos ventos, o que pode causar movimentação de dunas de areia sobre construções na orla. O Inmet recomenda precauções devido ao risco de danos à infraestrutura costeira.

Além disso, 90 municípios do Sertão estão sob alerta de vendaval, com rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h. Esse alerta permanece até as 9h de quinta-feira (4). A população deve ficar atenta, principalmente para o risco de queda de galhos de árvores e possíveis danos a estruturas frágeis.

O alerta de baixa umidade continua em vigor até as 20h desta quarta-feira (3), afetando 27 municípios no Sertão. A umidade relativa do ar está entre 20% e 30%, o que aumenta a possibilidade de incêndios florestais e pode causar desconforto respiratório, especialmente para pessoas com problemas de saúde. Conforme divulgado pelo Jornal da Paraíba, o Inmet orienta a população a redobrar os cuidados, principalmente para evitar a desidratação e os riscos à saúde.

Entenda os Alertas do Inmet

O Inmet classifica os alertas com base em cores, para indicar o nível de perigo:

  • Alerta Amarelo: Perigo potencial. Risco baixo, mas exige atenção.

  • Alerta Laranja: Perigo. Risco médio, com possibilidade de danos à saúde e ao ambiente.

  • Alerta Vermelho: Grande perigo. Situações extremas, como chuvas fortes, deslizamentos ou alagamentos.

Em casos de alerta vermelho, o Inmet recomenda desligar aparelhos elétricos, procurar abrigo e proteger objetos pessoais da água.

As informações completas sobre os alertas podem ser acessadas no site do Inmet, além da Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Por Paraíba Master

source

Relacionados