Hugo Motta anuncia discussão sobre reforma política com foco no sistema eleitoral proporcional

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta sexta-feira (31) que pretende incluir na pauta da Casa a discussão sobre uma ampla reforma política, com ênfase na mudança do sistema eleitoral das eleições proporcionais. Segundo o parlamentar, o objetivo é tornar o processo mais representativo e reduzir a influência do crime organizado na política brasileira.
“Essa será uma pauta que vou colocar na ordem do dia a partir de agora. Esperei passar a data-limite que marca o princípio da anualidade das eleições de 2026 justamente para deixar claro que não queremos alterar as regras para o próximo pleito”, afirmou Motta. “É possível que estudemos mudanças para 2030, com tranquilidade e diálogo”, acrescentou.
Entre os modelos que devem ser analisados, estão o voto distrital misto e o voto em lista, sistemas que, conforme o presidente da Câmara, poderiam fortalecer a representatividade e blindar o processo eleitoral de recursos ilícitos.
“O voto distrital misto permitiria uma divisão equilibrada de distritos e uma maior proximidade entre eleitores e seus representantes. Já o voto em lista poderia ajudar a proteger a política do financiamento oriundo de atividades ilegais, como as ligadas ao crime organizado”, explicou.
Motta afirmou ainda que a proposta vem sendo discutida com lideranças partidárias e representantes da sociedade civil, buscando construir um consenso em torno do novo modelo.
Por Paraíba Master
 
  
  
 