Hospital Infantil do Valentina emite aviso sobre síndromes respiratórias e orientações de cuidados essenciais

 Hospital Infantil do Valentina emite aviso sobre síndromes respiratórias e orientações de cuidados essenciais
#Compartilhe

Durante o verão, o aumento de viroses, especialmente as síndromes respiratórias, é comum entre as crianças. O Hospital Municipal Infantil do Valentina (HMV), referência em atendimento pediátrico de urgência e emergência em João Pessoa, alerta sobre cuidados essenciais, como lavar as mãos, evitar aglomerações e usar máscara em locais fechados. A atualização do calendário de vacinas também é importante para prevenir complicações.

De acordo com a pediatra Tânia Menezes, quando os sintomas são leves, como tosse e febre baixa, o atendimento pode ser feito nas unidades de saúde da família (USF). Nos casos de sintomas mais graves, como febre alta e dificuldades respiratórias, a orientação é procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Se o quadro piorar, é necessário ir a um hospital infantil.

Os atendimentos nos serviços de urgência de João Pessoa seguem o Protocolo Manchester de Classificação de Risco. Pacientes classificados com cor vermelha (emergência) são atendidos imediatamente, enquanto os de cor amarela (urgência) têm prioridade de atendimento em até 30 minutos. Casos menos graves, como os classificados em verde (urgência menor) e azul (baixa complexidade), podem esperar mais tempo.

O HMV está localizado no bairro Valentina Figueiredo e as UPAs de João Pessoa, que também atendem crianças, estão nos bairros Jardim Oceania, Bancários, Cruz das Armas e Valentina Figueiredo. É importante que os pais procurem o serviço adequado para evitar sobrecarga nos hospitais e garantir o atendimento correto.

Paraíba Master com informações do Portal T5

source

Relacionados