Hospital Edson Ramalho inaugura biblioteca com acesso à internet na Casa das Mães

A Casa de Apoio às Mães instalada no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) – para quem está com os filhos internados na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal – disponibiliza às hóspedes biblioteca e acesso à internet como ferramentas de apoio emocional e manutenção de vínculos com familiares e amigos. A unidade hospitalar do Governo da Paraíba, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), possui o selo Amigo da Criança, concedido por suas práticas de promoção ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher.
Mariana Nascimento, de 21 anos, está hospedada na Casa de Apoio às Mães há mais tempo – mais de dois meses. Ela aguarda a recuperação do filho, que nasceu com 27 semanas de gestação e está na UTI neonatal. Moradora do município de Mamanguape, ela comemora o fato de poder fazer chamadas de vídeo com os familiares.
“Nós, mães que aguardamos a recuperação dos bebês, temos uma convivência boa, conversamos e fazemos atividades. Mas agora, com a internet, ficou mais fácil. Antes, eu tinha que fazer recarga de crédito no celular toda semana e não dava pra fazer chamada de vídeo. Conversar com minha família todos os dias e vê-los me deixa mais fortalecida para passar por este momento”, contou Mariana Nascimento.
Segundo a integrante da Comissão de Humanização do HSGER Thaynara Barbosa, a disponibilidade de internet na Casa das Mães ocorreu para atender a um pedido delas. “Em uma dinâmica que fizemos pela campanha Agosto Dourado, demos a opção a cada mãe de escolher um pequeno sonho a ser realizado, e foi unânime a escolha delas. Nós nos sensibilizamos com a causa porque é uma forma de proporcionar um maior contato com a família que ficou em casa, inclusive os filhos, e o setor de Tecnologia da Informação fez acontecer”, explicou.
Biblioteca – Além da internet por wi-fi, as mães ganharam uma biblioteca em seu espaço de hospedagem. A ideia foi da colaboradora Heliane Medeiros, integrante da Comissão de Humanização da PB Saúde, que doou vários livros para o local. “A leitura é uma atividade excelente para a saúde mental, já que é uma forma de terapia e de busca de conhecimento. É importante que as mães tenham esse passatempo saudável para não ficarem apenas nas redes sociais ou pesquisando sobre os problemas dos filhos, o que pode causar ansiedade”, pontuou.
Maria Victória Pereira, que está há mais de um mês na Casa das Mães, gostou da criação da biblioteca porque agora vai variar um pouco as leituras, no tempo em que não está com a filha, que se recupera na UTI neonatal. “Geralmente, eu só leio a Bíblia mesmo, mas agora vou ler outros livros para me distrair um pouco”, contou.
Assistência multiprofissional – A assistência na Casa das Mães é realizada por equipe multiprofissional, contemplando diversos eixos assistenciais. As equipes de Psicologia e Assistência Social são responsáveis pelo acolhimento, enquanto os fonoaudiólogos orientam sobre as boas práticas de aleitamento. Também há atendimentos em Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição.
Segundo a gestora de Práticas Multiprofissionais do HSGER, Railda Gomes, o atendimento multiprofissional inclui a realização de atividades interativas, oficinas, momentos de cinema, beleza e rodas de conversa. Também há o trabalho de incentivo à doação de leite materno para os bebês cujas mães não conseguem fazer a ordenha. O Posto de Coleta de Leite Humano do HSGER é vinculado ao Banco de Leite Anita Cabral.
Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba