Hospital de Trauma de João Pessoa amplia campanha do Hemocentro com novo ponto de coleta de sangue

 Hospital de Trauma de João Pessoa amplia campanha do Hemocentro com novo ponto de coleta de sangue
#Compartilhe

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, criou, nessa terça-feira (15), uma sala especial de coleta de sangue para apoiar o Hemocentro da Paraíba. A ação, aberta aos colaboradores e a todo público, segue até esta quinta-feira (17) e tem como objetivo reforçar o estoque banco de sangue e garantir o atendimento aos pacientes.

O diretor-geral do hospital, Laecio Bragante, destacou que a instituição lida diariamente com casos graves que exigem transfusões imediatas.

“O Hemocentro nos alertou para o estado crítico dos estoques de sangue. Essa realidade nos preocupa muito, porque sangue salva vidas e só existe um jeito de conseguir: por meio da doação voluntária. Portanto, quero fazer um apelo sincero à população: doe sangue. É um ato seguro, rápido e essencial para que possamos continuar salvando vidas todos os dias. Sua doação pode fazer a diferença entre a vida e a morte para alguém”, ressaltou.

O médico do Hemocentro da Paraíba, André Teixeira, também reforçou a importância da campanha após um período de baixa nas doações.

“Após os festejos juninos, o estoque de sangue ficou bastante reduzido. Por isso, nesses três dias de ação no Hospital de Trauma, estamos com uma equipe altamente preparada para receber os doadores e garantir segurança e agilidade ao processo. Sabemos que hospitais como o Trauma demandam um grande volume de sangue, pois realizam cirurgias de alta, média e pequena complexidade diariamente. A doação voluntária é fundamental para manter esse atendimento funcionando com qualidade”, frisou.

A médica da UTI, Mariana Belmont, reforçou o valor da doação de sangue para salvar vidas. “A doação de sangue é essencial, pois nunca sabemos quando vamos precisar de uma transfusão. É um gesto simples, mas que pode ajudar muitas pessoas. Já sou doadora e nunca deixarei de ser, porque quem vive essa realidade sabe que um ato tão simples e barato pode salvar a vida de alguém”, salientou.

A técnica de enfermagem Cibele Ribeiro, que atua na enfermaria do Opera Paraíba, na unidade de saúde, se sente lisonjeada com a campanha. “Que oportunidade incrível estou tendo de ajudar. Espero que mais campanhas como esta sejam realizadas para mobilizar a população a doar sangue”, comemorou.

Já a técnica de enfermagem Roberta Bonates destacou a importância do cadastro no Redome — Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

“Se você tem entre 18 e 35 anos, pode procurar a gente para fazer o cadastro e se tornar um possível doador. Caso seja compatível com algum paciente, poderá ser chamado para ajudar a salvar uma vida. Quanto mais pessoas cadastradas, maiores as chances de encontrar doadores compatíveis, pois no Brasil a probabilidade de compatibilidade é de cerca de 1 para 100 mil. Por isso, é muito importante fazer o cadastro e ajudar a salvar vidas que só você pode salvar”, comentou.

A sala de doação funciona em caráter especial, das 8h às 16h, no Setor Administrativo do hospital — na antiga sala da Central de Transplantes. O espaço foi preparado para acolher voluntários de forma segura, confortável e eficaz, facilitando o acesso de quem deseja colaborar com este gesto solidário.

Por Paraíba Master

source

Relacionados