Hackathon global da NASA movimenta João Pessoa e reúne mentes criativas por 48 horas

O maior hackathon do planeta começou com energia total na capital paraibana. O NASA International Space Apps Challenge João Pessoa 2025 teve sua abertura oficial na noite da sexta-feira (3), no Ilha Tech, reunindo inovadores, cientistas, desenvolvedores e curiosos para 48 horas de criatividade e colaboração.
De acordo com informações do Portal Paraíba Business, o evento faz parte de uma rede global promovida pela NASA, conectando milhares de participantes em diversos países para desenvolver soluções criativas para desafios da Terra e do espaço, com base em dados abertos da agência e de parceiros internacionais.
Durante a cerimônia de abertura, Dani Bezerra, líder local do Space Apps e COO da startup TrêsBê Delas, destacou a importância de unir ciência, tecnologia e impacto social. “Por mais que os desafios sejam globais, precisamos olhar para os problemas da nossa comunidade e pensar soluções que possam ser aplicadas no mundo real, aqui em João Pessoa”, afirmou.
Com o tema global “Aprender, Lançar e Liderar”, a edição 2025 trouxe formato híbrido, permitindo a participação presencial e online, além de oferecer espaços de integração, oficinas e atividades voltadas ao bem-estar dos participantes. O evento também reforçou o papel do Ilha Tech como ambiente de inovação e diversidade, segundo destacou Thayane Belchior, representante do hub.
As dez melhores equipes locais serão selecionadas para apresentar seus projetos nesta quinta-feira (9), quando três vencedoras e uma menção honrosa serão escolhidas. Ao encerrar o fim de semana de maratona, Dani Bezerra celebrou o engajamento dos participantes e o destaque da capital paraibana: “João Pessoa está no páreo de novo, e quem sabe, dessa vez, a gente não manda um paraibano pra NASA”.
Por Paraíba Master