Habemus Papam: cardeais escolhem o novo Papa, 267º sucessor de São Pedro

A Igreja Católica tem um novo Papa. A fumaça branca na Capela Sistina apareceu há pouco, por volta de 13h05, pelo horário de Brasília, indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a uma decisão.
Além da fumaça branca, o repicar dos sinos confirma este sinal e o Papa eleito se prepara para sua primeira aparição pública, na sacada da Basílica de São Pedro. Milhares de fiéis aguardam, na Praça São Pedro, o anúncio oficial feito pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti: “Habemus papam”.
Antes de aparecer na sacada, o Papa eleito responde duas perguntas: “Acceptasne eletionem de te canonice factam in Summum Pontificem?” (aceitas a tua eleição, canonicamente feita, para Sumo Pontífice?) e “Quo nomine vis vocari?” (Como queres ser chamado?), como o último ato formal do Conclave. Cada cardeal presta, então, sua homenagem e obediência ao novo Papa.
Depois desse momento, e antes de aparecer na sacada da Basílica de São Pedro, o novo Papa se dirige à sacristia da Capela Sistina, conhecida como “Sala das Lágrimas”, onde veste as roupas próprias. Esse é o momento em que ele irá se recolher em oração por alguns minutos, antes de se apresentar aos fiéis.
Paraíba Master com informações do Portal Canção Nova