Governo Federal deve convocar candidatos do cadastro reserva do CPNU em breve, afirma ministra Esther Dweck

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta quarta-feira (1º) que o governo federal está prestes a iniciar a convocação dos candidatos que integram o cadastro reserva da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Durante participação no programa Bom Dia, Ministra, Esther afirmou que a chamada pode ocorrer nos próximos dias. “Vamos começar a chamar esse cadastro reserva em breve. Muito breve. Tenho uma expectativa de que seja nos próximos dias ou na próxima semana, no máximo”, declarou.
A ministra também reforçou que a validade do CPNU1 é de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período. “Quem está no cadastro reserva pode ficar tranquilo. O concurso tem validade até meados do ano que vem, e em alguns casos, até um pouco mais. Há ainda a opção de prorrogar por mais um ano”, explicou.
Segunda edição do CPNU tem vagas diferentes
Com a segunda edição do CPNU marcada para o próximo domingo (5), a ministra garantiu que não haverá sobreposição de vagas entre as duas seleções. Segundo ela, os editais envolvem cargos distintos e cada concurso possui seu próprio cadastro reserva.
“As vagas da segunda edição são diferentes daquelas da primeira. Não há concorrência entre elas e, por isso, não existe risco de candidatos da nova seleção serem convocados antes dos aprovados no concurso anterior”, assegurou.
Esther ressaltou que, legalmente, o governo não pode abrir novas seleções para cargos que ainda contam com concursos válidos em andamento. “Não é permitido realizar um novo concurso para as mesmas vagas enquanto o anterior ainda está vigente. Isso seria ilegal, e não está ocorrendo”, concluiu.
Por Paraíba Master