Governo Federal autoriza uso das Forças Armadas na segurança da COP30 em Belém

O governo federal autorizou a atuação das Forças Armadas nas ações de segurança da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 12.704, publicado nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União. Conforme o documento, Exército, Marinha e Aeronáutica irão executar operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em apoio ao Plano Estratégico Integrado de Segurança, elaborado em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
As ações terão validade até 23 de novembro e também incluem a proteção de instalações de infraestrutura crítica em Altamira e Tucuruí, além da Cúpula de Líderes, marcada para os dias 6 e 7 de novembro, em Belém.
Locais de atuação
Em Belém, os militares vão reforçar a segurança no perímetro externo do Parque da Cidade, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, nos portos do Outeiro, de Belém e de Miramar, bem como no Terminal Petroquímico de Miramar.
Também estão incluídas no esquema as subestações de energia Guamá, Miramar Equatorial e Miramar Eletronorte, além da Estação de Tratamento de Água Bolonha, da Estação Elevatória Guamá e do Centro de Operações da Cosanpa.
As rotas de deslocamento das autoridades e acessos fluviais próximos também terão monitoramento reforçado.
Em Altamira, o foco será o entorno da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, enquanto em Tucuruí as operações se concentrarão na Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
Assinaturas e participantes
O decreto é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros José Múcio Monteiro (Defesa), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Marcos Antonio Amaro dos Santos (Gabinete de Segurança Institucional).
A COP30 é o principal fórum global de debate sobre mudanças climáticas e contará com a presença de mais de 170 delegações estrangeiras. Para a Cúpula do Clima, estão confirmados 143 líderes e chefes de Estado e de governo.
Por Paraíba Master