Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, afirma ministro Alexandre Silveira

 Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, afirma ministro Alexandre Silveira
#Compartilhe

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal não pretende retomar o horário de verão neste ano. A declaração foi dada em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), após especulações surgidas em julho, quando a escassez de chuvas e o uso de termelétricas elevaram a tarifa de energia para a bandeira vermelha patamar 1.

Na época, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alertou para os níveis abaixo da média nos reservatórios, o que acendeu o debate sobre medidas para conter o consumo de energia — entre elas, a possível volta do horário de verão, extinto em 2019.

Segundo Silveira, no entanto, o cenário mudou. Ele destacou que as condições de geração de energia no país são atualmente favoráveis, o que elimina a necessidade de adotar o antigo modelo de adiantamento dos relógios.

“O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia mensalmente a segurança energética nacional e a modicidade tarifária. Graças ao planejamento estratégico e ao índice de chuvas satisfatório nos últimos anos, temos segurança energética plena para este ano. Portanto, não há qualquer necessidade de retomar o horário de verão”, afirmou o ministro.

O horário de verão deixou de ser adotado no Brasil após estudos técnicos apontarem que, com a mudança nos hábitos de consumo de energia e maior uso de aparelhos eletrônicos ao longo do dia, a economia gerada pela medida havia se tornado irrelevante.

Por Paraíba Master

source

Relacionados