Governo da PB anuncia desapropriação de terras em Santa Rita para obra da Ponte do Futuro

 Governo da PB anuncia desapropriação de terras em Santa Rita para obra da Ponte do Futuro
#Compartilhe

O Governo da Paraíba decretou a desapropriação de várias terras no município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, para a compensação ambiental por causa das obras da Ponte do Futuro – parte do Complexo Rodoviário de Acesso ao Porto de Cabedelo. A medida foi formalizada em um decreto publicado na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O decreto declara as áreas como de utilidade pública, permitindo a desapropriação tanto por via amigável quanto judicial. A compensação ambiental, que envolve a destinação de áreas para a preservação ambiental e recuperação de ecossistemas impactados pela obra, será realizada em quatro regiões no município.

De acordo com o decreto, a compensação será conduzida com urgência com o objetivo de garantir o cumprimento das obrigações legais e a viabilidade do projeto. Esse processo de desapropriação será coordenado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER-PB).

A construção da Ponte do Futuro – Será uma das maiores obras no setor de infraestrutura, com recursos próprios do Tesouro estadual na ordem de R$ 465,5 milhões. O Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), juntamente com o Consórcio Jampa, responsável pela elaboração do projeto executivo e pela execução da obra, iniciou os estudos da sondagem geotécnica das fundações às margens do Rio Paraíba e de viaduto sobre a linha férrea, sendo estes os primeiros movimentos para construção da Ponte do Futuro entre os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena.

A obra com extensão de aproximadamente 25 km, possui dois trechos: o primeiro com início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo, que ligará a BR-230 a BR-101 Norte. Esse trecho apresenta duas Obras de Arte Especiais: uma ponte de 2 km sobre o rio Paraíba e rio da Ribeira com duas pistas de rolamento de 7 metros, ciclovia, passeio e acostamento, além de dois mirantes. Já o viaduto, de 30 metros, será construído sobre a linha férrea. O segundo trecho será o prolongamento da PB-011 a PB-019 em Lucena e contará com uma ponte sobre o rio da Guia com extensão de 420 metros.

Paraíba Master com informações do MaisPB

source

Relacionados