Funjope constrói parceria e apresenta experiência da Tardezinha Inclusiva em Sapé

Representantes das Prefeituras de João Pessoa e de Sapé estiveram reunidos, nesta terça-feira (27), para troca de experiências na área de Cultura. O diretor executivo da Fundação Cultural da Capital (Funjope), Marcus Alves, se reuniu com Ana Maria Almeida, gerente de Fomento à Cultura de Sapé, e Marcone Pessoa, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo do Município da Zona da Mata da Paraíba. Na ocasião, foi apresentado o projeto Somos Capazes – Tardezinha Inclusiva, que promove inclusão de crianças autistas através da arte e da cultura.
“Nós estamos desenvolvendo uma ação de construção de parcerias e de aproximação da Funjope, da cidade de João Pessoa, com outros municípios, com outras experiências culturais que estamos observando. Minha vinda a Sapé está dentro desse princípio que estamos trabalhando a partir de um desejo do prefeito Cícero Lucena de mostrarmos nossas boas práticas de cultura e da gestão para outras administrações”, declarou Marcus Alves.
O diretor ressaltou que a equipe da Prefeitura da Capital sempre foi bem acolhida em Sapé e que o secretário de Cultura e a equipe de Fomento à Cultura de Sapé mostraram o trabalho que estão desenvolvendo. Marcus Alves observou que a cidade tem uma história e uma tradição cultural muito forte, um trabalho com ala ursas, quadrilhas juninas, na área de música, dos babaus, dos bonecos.
“E nós vamos, a partir de agora, estreitar esses vínculos. A Funjope mostrando sua expertise na área, ajudando a Secretaria de Educação e Cultura a organizar o seu sistema municipal de cultura. Fazemos isso com o maior prazer e, sobretudo, estamos caminhando para realizar também aqui em Sapé o nosso projeto Somos Capazes – Tardezinha Inclusiva. Já começamos a fazer em outros municípios como Itabaiana, estamos conversando com Pilar, de maneira que possamos levar para toda a Paraíba as boas práticas que estamos experimentando na Capital”, acrescentou.


O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Sapé, Marcone Pessoa, afirmou que a reunião foi extremamente produtiva. “Há algum tempo, nós queríamos conhecer mais a Funjope, haja vista que estamos tentando criar uma estrutura parecida aqui no Município. Além disso, o diretor nos trouxe uma proposta do projeto Somos Capazes – Tardezinha Inclusiva, que é uma ideia maravilhosa”, pontuou.
Ele afirmou que uma das bandeiras da Secretaria, a partir da sua gestão, é a do cuidado com as crianças autistas, inclusive ampliando a educação inclusiva. “Esse projeto vem como algo inovador para nós, oferecendo uma condição de acesso bem maior, especialmente pela questão da arte e da cultura. Nós aliamos a uma estrutura que já temos, que é a Escola Municipal de Artes, e devemos fazer uma visita à Tardezinha Inclusiva para conhecer de perto a proposta e fazer as adaptações para poder implantar aqui. Achei bem interessante”, disse o secretário.
A gerente de Fomento à Cultura de Sapé, Ana Maria Almeida, afirmou que a reunião foi de grande valia. “Estamos iniciando uma parceria com a Funjope no projeto cultural e de educação com as crianças autistas da nossa rede pública. A reunião foi muito proveitosa e o projeto será de grande importância para nossa cidade. Foi um momento de conhecimento, mas também de reconhecimento pelo trabalho que Marcus Alves vem fazendo à frente da Funjope. Com esse projeto de inclusão, queremos fazer com que essas crianças e adolescentes de Sapé possam, realmente, mostrar seu talento artístico, além de fazer com que se sintam mais incluídos tanto na cultura quanto na educação”, frisou.
Por Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa