Funad comemora 35 anos de atuação em defesa dos direitos da pessoa com deficiência

 Funad comemora 35 anos de atuação em defesa dos direitos da pessoa com deficiência
#Compartilhe

A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), completa 35 anos de criação e no mês em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência vai reunir autoridades, usuários, famílias e servidores para comemorar mais um ano de serviço. Um evento festivo vai acontecer nesta terça-feira (23), a partir das 8h30, no pátio da instituição.

O evento alusivo aos 35 anos da Funad será aberto pela presidente Simone Jordão e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, e representantes de Secretarias e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Na abertura, será apresentado um vídeo institucional, mostrando a trajetória da Fundação ao longo dos 35 anos. Em seguida, haverá a apresentação  cultural do Núcleo de Vivência e Artes da Funad, homenagem a servidores pelos serviços prestados e os parabéns, seguidos da apresentação da banda da Polícia Civil, que promete um repertório eclético e cheio de energia para animar a festa. A programação vai terminar com um lanche  e confraternização de usuários, convidados e servidores.

Segundo a presidente Simone Jordão, a Funad, habilitada como Centro Especializado em Reabilitação, reafirma sua missão de oferecer atendimento em todas as áreas de deficiência, promovendo uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva e com  o compromisso de continuar avançando. “A Funad tem um papel fundamental no sentido de colaborar para a estruturação de políticas públicas  do Estado, trabalhando com inclusão, em parceria com diversas secretarias e órgãos e implantando serviços a partir das necessidades das pessoas com deficiência, garantindo a elas uma vida plena de direitos e  oportunidades,  e o Governo do Estado não mede esforços para que esse trabalho aconteça com continuidade e excelência”, ressaltou Simone Jordão.

A Funad, ligada à Secretaria de Estado da Educação, é a instituição que se consolidou como referência no atendimento à pessoa com deficiência, promovendo a inclusão de PCDs, garantindo acesso à informação sobre direitos, cidadania, acessibilidade e dignidade para este público. Atualmente, mais de 10 mil usuários de todo o Estado recebem apoio, cuidado e acompanhamento em diferentes áreas, desde reabilitação, saúde, assistência social, até programas de educação, esporte, cultura e arte e inserção no mercado de trabalho, além de oferecer serviços pioneiros complementares, como a Oficina Ortopédica, Central de Interpretação de libras e Centro de Referência em Esclerose Múltipla. Outro pilar é a Escola Ana Paula, espaço de aprendizagem inclusiva.

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

source

Relacionados