Frio avança na Paraíba: mínima pode chegar a 17 °C nesta sexta-feira (11), aponta Aesa

Regiões do Cariri e Curimataú devem registrar as menores temperaturas do estado; pancadas de chuva são previstas no Litoral, Brejo e Agreste
A Paraíba pode registrar temperaturas mínimas de até 17 °C nesta sexta-feira (11), conforme previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). O frio mais intenso deve atingir cidades localizadas nas regiões do Cariri e Curimataú, onde a máxima não deve ultrapassar os 28 °C. A previsão indica ainda céu nublado em boa parte do estado, o que contribui para a queda das temperaturas.
Enquanto o Cariri/Curimataú concentra os menores termômetros, as temperaturas mais elevadas devem ocorrer no Sertão e no Alto Sertão, com máximas previstas de 34 °C e 33 °C, respectivamente.
Nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste, o tempo permanece instável, com expectativa de pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo seco. No Litoral, os termômetros devem variar entre 23 °C e 29 °C. Já no Brejo e no Agreste, as mínimas ficam em 19 °C, com máximas de 25 °C e 26 °C, respectivamente.
Veja a previsão completa por região:
Litoral: mínima de 23 °C e máxima de 29 °C. Céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas passageiras.
Brejo: mínima de 19 °C e máxima de 25 °C. Céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas.
Agreste: mínima de 19 °C e máxima de 26 °C. Céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva.
Cariri/Curimataú: mínima de 17 °C e máxima de 28 °C. Céu parcialmente nublado.
Sertão: mínima de 23 °C e máxima de 34 °C. Céu parcialmente nublado a claro.
Alto Sertão: mínima de 22 °C e máxima de 33 °C. Céu parcialmente nublado a claro.
De acordo com o ClickPB, o inverno no Hemisfério Sul teve início em 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília), e se estende até 22 de setembro, às 15h19. Apesar de não ser tão rigoroso quanto em outras regiões do país, o inverno paraibano também provoca mudanças climáticas perceptíveis, como a queda de temperatura, que pode chegar a 15 °C em determinadas localidades.
Ainda segundo relatório da Aesa, durante o inverno, as regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão costumam apresentar baixos índices pluviométricos. Por outro lado, nas regiões do Litoral, Agreste e Brejo, esse período representa cerca de 40% do total de chuvas anuais.
Por Paraíba Master