Fernando Cunha Lima é transferido para presídio do Valentina após decisão judicial

O médico Fernando Paredes Cunha Lima foi transferido no início da noite desta quarta-feira, 14, para a Penitenciária Especial do Valentina de Figueiredo. Ele estava detido desde março no Centro de Observação Criminológica e Triagem (COTEL), na cidade Abreu e Lima, em Pernambuco.
Na última sexta-feira, 9, a juíza Virgínia Gaudêncio de Novais havia solicitado informações para a transferência de Fernando Cunha Lima para a Paraíba, mas desde março a Justiça paraibana havia determinado a transferência imediata do acusado para um presídio da capital paraibana. Naquele momento foi cobrada “urgência” pelo magistrado da 4ª Vara Criminal que determinou a transferência.
O advogado de Fernando, Aécio Farias, reforçou que a defesa discorda da prisão e impetrou recursos buscando prisão domiciliar ou a transferência de volta para Pernambuco: “Nós pleiteamos um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal e temos também um habeas corpus contra o indeferimento do pedido para que ele permanecesse em Recife e também para que ele ficasse em prisão domiciliar por causa de sua saúde debilitada e pela idade avançada e vamos aguardar as decisões da Justiça”.
A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) informou que a transferência do pediatra ocorreu após “devidas autorizações judiciais dos estados de Pernambuco e da Paraíba”.
O pediatra é acusado de estuprar crianças durante consultas médicas.
Paraíba Master com informações do ParlamentoPB