Felipe Leitão diz que apoio do Republicanos ao governo da Paraíba em 2026 ainda está indefinido

Apesar da inclinação da cúpula estadual do Republicanos em apoiar o nome de Lucas Ribeiro (PP) para o Governo da Paraíba em 2026, o deputado estadual Felipe Leitão afirmou nesta segunda-feira (13) que o partido ainda não tomou uma decisão oficial sobre qual candidatura irá endossar. A declaração foi dada durante entrevista.
Segundo Leitão, embora o presidente estadual da legenda, o deputado federal Hugo Motta, já tenha manifestado apoio pessoal à pré-candidatura de Lucas Ribeiro — atual vice-governador —, essa posição não reflete, até o momento, uma decisão formal da sigla.
“O que existe é uma posição do presidente estadual, Hugo Motta, de que o partido deve caminhar com Lucas Ribeiro. Mas isso ainda não foi definido oficialmente. Ainda há discussões internas”, disse o parlamentar.
Por outro lado, o Republicanos já teria fechado questão em relação ao Senado, com apoio consolidado às pré-candidaturas de Nabor Wanderley (Republicanos), ex-prefeito de Patos e pai de Hugo Motta, e do atual governador João Azevêdo (PSB).
Dissidência interna e articulações
Felipe Leitão revelou que há divergências internas dentro do partido, principalmente entre os parlamentares estaduais. Ele citou, entre outros nomes, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), e o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos), como integrantes de um grupo que discute outro caminho na disputa estadual.
“Eu, Adriano, Murilo e outros deputados — não apenas do Republicanos — estamos construindo uma alternativa. Alguns filiados do partido nos acompanham, e também há adesão de deputados de outras legendas da base governista. Até o fim do ano devemos anunciar uma decisão conjunta”, antecipou.
Cícero Lucena em alta nas pesquisas
Durante a entrevista, Felipe Leitão destacou o bom desempenho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), nas pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado. De acordo com ele, o gestor da capital aparece com índices entre 30% e 35% em levantamentos internos.
“Cícero ainda nem recebeu o apoio formal de nomes como Pedro Cunha Lima, Romero Rodrigues e Cássio Cunha Lima. Quando isso acontecer, a tendência é que ele cresça ainda mais”, avaliou.
O parlamentar sugeriu que, caso o grupo liderado por ele, Adriano e Murilo Galdino, com apoio de cerca de 30 prefeitos, opte por apoiar Cícero, o cenário eleitoral poderá rapidamente se consolidar.
“Com todo respeito, mas na minha humilde opinião, isso sela de vez o rumo da eleição”, declarou.
Encontros com Lucas Ribeiro esfriaram
Leitão também comentou sobre o andamento das conversas com o grupo do vice-governador Lucas Ribeiro. Segundo ele, o diálogo chegou a avançar, mas perdeu força nas últimas semanas.
Por Paraíba Master