Especialistas orientam como fazer uma cirurgia plástica de forma segura

O Brasil é o segundo país do mundo em número de procedimentos estéticos, realizando mais de 3 milhões de intervenções por ano, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Como fazer uma cirurgia deste tipo ou outro procedimento de forma segura, evitando complicações e exageros, estão na pauta desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa. Os convidados são os cirurgiões plásticos Yan Fernandes e Andrea Carneiro Mariz.
O primeiro passo para garantir mais segurança e bons resultados, preservando a saúde e atendendo ao objetivo estético esperado, é buscar um cirurgião plástico qualificado e com especialidade reconhecida na área. A primeira consulta para alinhar expectativas e ter todas as orientações para evitar complicações no pós-cirúrgico também deve ser uma prioridade, conforme explica o médico Yan Fernandes. “Se o paciente vai e busca um profissional que nem tem essa qualificação, não tem o preparo, os riscos são maiores”, alertou.
O médico ainda lembrou a importal tem que estar com a CME [Central de Material ância de observar a segurança do paciente no ambiente onde será realizado o procedimento. “O hospite Esterilização] em dia, e com todos os protocolos e parâmetros de segurança para poder trazer mais controle nessa assepsia dos materiais e preparo do paciente”, acrescentou Yan Fernandes.
Outro ponto abordado no videocast é a responsabilidade do profissional que vai realizar o procedimento em considerar o biótipo e particularidades do corpo do paciente, sobretudo em casos de pessoas que chegam aos consultórios buscando comparações ou inspirações em celebridades ou influenciados pelos conteúdos das redes sociais. “Cabe a nós tentarmos barrar um pouco isso. Existem biótipos diferentes e belezas diferentes. A gente não pode deixar todo mundo igual. Às vezes, não vai combinar com aquela paciente, com aquele tipo de corpo e, às vezes, [a pessoa] se arrepende depois”, explicou Andréa Carneiro.
Onde Assistir
Os episódios do Sem Contraindicação estão disponíveis no canal da Unimed JP no Youtube (youtu.be/9I5BS4PkbDk) e no Spotify, além do Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), que tem uma seção exclusiva sobre o videocast.
O Sem Contraindicação tem como finalidade divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar. Novidades na medicina e na Unimed João Pessoa também são pauta do videocast.
Por Paraíba Master com informações da Assessoria