Emlur realiza ações de educação ambiental no Dia Mundial de Limpeza das Praias

 Emlur realiza ações de educação ambiental no Dia Mundial de Limpeza das Praias
#Compartilhe

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou ações de educação ambiental no litoral de João Pessoa, neste sábado (20), data em que se comemora o Dia Mundial de Limpeza das Praias. O trabalho dos agentes de limpeza na orla é diário, mas nesta data emblemática, os educadores ambientais da Emlur levaram a mensagem de sustentabilidade com o descarte correto de resíduos nas praias de Cabo Branco e Seixas.

A programação começou no início da manhã, com estudantes do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que fizeram uma catação simbólica na faixa de areia próxima ao cruzamento entre a Avenida Cabo Branco e Beira Rio. O momento educativo foi embalado ao som do grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, que produz música utilizando materiais recicláveis, como tambores de plástico ou toneis de ferro.

“Além da orientação sobre como fazer a catação, nós destacamos a importância do acondicionamento dos resíduos gerados enquanto estamos nas praias e seu descarte nas papeleiras e contentores da nossa orla. Nosso objetivo é que essa mensagem seja espalhada o ano inteiro, mas damos ênfase em datas simbólicas e durante o verão, com nossa campanha Amigos da Praia, que percorre todo o litoral pessoense”, afirmou a diretora de Educação Ambiental da Emlur, Kênia Chaves.

A professora Cláudia Reis, que leciona Biomedicina no Unipê e representou a assessoria acadêmica na ação ambiental, destacou que o trabalho da Emlur é essencial para a preservação do meio ambiente e contribuir para despertar a consciência e responsabilidade social. “E as parcerias consolidam o mesmo objetivo, que é buscar o desenvolvimento sustentável. Todos devemos ter responsabilidade social, respeito ao próximo, à cidade e ao ambiente, fazendo o descarte adequado dos resíduos e repassando esta mensagem”.

A estudante Ana Rita, do curso de Odontologia, comentou que acompanha e aprecia o trabalho dos agentes de limpeza sempre que está na praia. “É um trabalho difícil, considerando a grande quantidade de lixo produzido todos os dias. Mas eles estão sempre dispostos a fazer o melhor e deixar nossa praia mais bonita possível”.

Aquário Paraíba – Na Praia do Seixas, a Emlur participou de um grande evento organizado pelo Aquário Paraíba e parceiros, como universidades, escolas, fábricas e órgãos públicos. Também foi feita a catação e a orientação sobre o descarte adequado dos resíduos. Para a ocasião, a atividade cultural escolhida foi a galeria de arte com exposição dos artesãos da Divisão de Arte e Cultural da Emlur. O tema escolhido foi o mar, com a exposição de peças como barcos – feitos de papelão, e peixes – produzidos com isopor, plástico e tecido.

Letícia Soares, aluna do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integrante do projeto de extensão SS Oceanos, elogiou a exposição da Emlur. “É uma iniciativa ótima. Mostra para as pessoas as formas de ressignificar materiais que poderiam ir para o aterro sanitário. A reciclagem é uma fonte de renda, transformar em arte agrega mais ainda. É uma forma de libertar a criatividade desses artistas que têm essa visão de transformar o que é considerado lixo por muitos em algo com valor e belo”, opinou.

Para a jovem Rhayane Cristina, aluna da Escola Estadual Professora Argentina Pereira Gomes, este foi o primeiro contato com uma exposição de artesanato criado a partir da reutilização de materiais. “Achei divertida e bonita a exposição. O lixo não é só pra ser descartado, pode virar artesanato e arte para nós prestigiarmos. O que mais chamou minha atenção foi o barco. Nunca tinha visto algo assim”.

O professor doutor Gil Dutra, que leciona Medicina Veterinária no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), evidenciou a importância de cada um fazer sua parte para a preservação do meio ambiente, tendo como primeiro passo o conhecimento da fauna e da flora. “Esses eventos chamam a atenção das pessoas para a nossa realidade local, para o que temos em nossas praias, que devem ser preservadas e estar limpas para a manutenção da vida marinha. Temos muitas pessoas interessadas no tema, inclusive crianças, para quem essa temática é muito importante”, relatou.

Limpeza – Os serviços da Emlur no litoral de João Pessoa são diários e ocorrem nos três turnos. As ações começam às 6h e seguem por todo o dia, com o empenho de dezenas de agentes de limpeza nas ações de varrição da calçadinha, catação na faixa de areia e coleta de resíduos. Além do trabalho dos agentes de limpeza urbana, a Emlur conta com a varredeira mecanizada na calçadinha e o trator saneador de areia, que consegue reter até pequenos materiais, como bituca de cigarro.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

source

Relacionados