“Educação é o instrumento que transforma o mundo”, afirma Cícero Lucena na abertura do 5º Festival de Arte

 “Educação é o instrumento que transforma o mundo”, afirma Cícero Lucena na abertura do 5º Festival de Arte
#Compartilhe

O prefeito Cícero Lucena abriu, na tarde desta quarta-feira (27), o 5º Festival de Arte na Primeira Infância (Fapi), um evento realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Educação Infantil (DEI). A abertura do Fapi aconteceu no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em Jacarapé. O tema desta edição é ‘Interseção entre Arte, Natureza e Infância’.

Cícero Lucena reafirmou que, na Capital, a Educação vai além da sala de aula, pois compreende que esse é o caminho para a formação de bons cidadãos. “Oferecendo as condições adequadas, sabia que vocês seriam capazes de concretizar esse projeto. E a prova disso é o que vemos aqui: a transformação da educação em nosso município. Recordo-me de que muitos consideram a educação restrita à sala de aula, aos livros e ao quadro. No entanto, a educação é muito mais: é a formação do cidadão, a oportunidade de melhorar a vida das pessoas, o instrumento que transforma o mundo. É essa educação que praticamos!”, ressaltou.

América Castro, secretária municipal de Educação e Cultura (Sedec), lembrou que a Prefeitura de João Pessoa é pioneira em um festival que envolve as crianças na primeira infância. “Só João Pessoa faz esse festival de arte, onde a gente traz os trabalhos que estão lá na escola. Isso aqui não é nada mais nada menos do que vocês profissionais que fazem funcionar a escola, onde trabalham com os meninos e meninas, com os familiares, com os apoiadores, os educadores sociais. É o gestor pegando na mão do professor, o professor pegando na mão do aluno, isso é que é fazer educação, educação feita de todos os sentidos”, disse.

A diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), professora doutora Clévia Carvalho, ressaltou que o Fapi é uma atividade cultural que aprimora a educação. “Isso é um primor para uma cidade que quer ser educadora, uma cidade que quer ser mais justa e quem tem uma ampla gama cultural. Por todo mês de setembro teremos as belíssimas atividades que serão desenvolvidas nos CMEIs”, completou.

Programação – A abertura do 5º Festival de Arte na Primeira Infância teve a apresentação do grupo musical paulistano ‘Barbatuques’, que desenvolveu ao longo de sua trajetória uma abordagem única da música corporal através de suas composições, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos. O grupo utiliza o corpo como instrumento musical.

A diretora do Departamento de Educação Infantil (DEI), professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima, informou que a programação segue durante todo o mês de setembro, onde as crianças irão apreciar obras artísticas envolvendo elementos da natureza; participar de roda de conversa com artistas e ambientalistas; além de visitarem pontos de cultura, museus; entre outras ações.

“Esse ano, a gente fez uma exposição de um inventário com práticas pedagógicas das unidades. Na verdade é a história de um percurso pedagógico que elas vêm registrando. Além disso, nós temos a exposição na Estação Cabo Branco, a interseção entre arte, natureza e infância. E dentro das unidades, os alunos estão vivendo atividades durante o mês de setembro inteiro”, detalhou Sonaly.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

source

Relacionados