Delegado morto em São Paulo tinha atuado na Polícia Civil da Paraíba
O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, morto a tiros na manhã desta terça-feira (14), em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, tinha passagem pela Polícia Civil da Paraíba antes de assumir o cargo no estado paulista. A informação foi divulgada por Tom Blumer, integrante do GARRA/DOPE (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos/Departamento de Operações Policiais Estratégicas) da Polícia Civil de São Paulo, durante entrevista ao programa Tá na Hora, do SBT.
De acordo com Blumer, o delegado, natural de Gravatá, em Pernambuco, iniciou a carreira policial na Paraíba e, posteriormente, assumiu o cargo de delegado em São Paulo. Belarmino também constava em uma lista de aprovados em concurso público para delegado em Pernambuco, divulgada em novembro de 2024, e poderia estar prestes a retornar ao estado natal para assumir a função.
Josenildo foi assassinado a tiros por um homem em uma moto, que o aguardava próximo a uma caçamba. O crime ocorreu na Rua Amaro Guerra, à luz do dia. Uma câmera de segurança registrou o momento em que a vítima, trajando bermuda, chinelo e camiseta, foi surpreendida pelos disparos. Ele caiu no chão após ser atingido, e o suspeito fugiu em seguida.
O crime aconteceu em frente a uma obra, e testemunhas relataram que os trabalhadores do local se esconderam ao ouvir os tiros.
Josenildo Belarmino havia sido nomeado delegado de polícia de 3ª classe em São Paulo em 10 de maio de 2024, tendo apenas oito meses de carreira no estado.
Até o momento, não há informações sobre a localização do suspeito ou de outros possíveis envolvidos no crime. A Polícia Civil de São Paulo segue investigando o caso. Autoridades reforçam que denúncias podem ser fundamentais para esclarecer o ocorrido.
Paraíba Master com informações do Portal T5