Coquetel Molotov Negócios divulga programação para Campina Grande

Um dos eventos mais importantes de fomento à cultura, o Coquetel Molotov Negócios lança sua programação para Campina Grande. Nos dias 17 e 18 de maio, o evento será dedicado às quadrilhas juninas, uma das expressões culturais mais emblemáticas do Nordeste. Em sua sétima edição, o projeto se consolida como um espaço de formação, articulação e reflexão sobre o mercado cultural, promovendo debates, oficinas e painéis voltados à sustentabilidade e inovação na música e na cultura independente.
As inscrições já estão abertas https://forms.gle/sdMV6z7PnRKmuoue6 . Confira a programação completa.
Sábado – 17/05
Auditório do MAC – Museu de Arte e Ciência
ABERTURA
10h – 12h: “Quadrilhas Juninas: Raízes, Tradição e Identidade” com Lima Filho (Associação de Quadrilhas), Mahatma Vieira (Moleka 100 Vergonha), Wenia Alves (Rojão do Forró), Ivia Lidia (Presidente da Junina Mistura Gostosa) e o jornalista e produtor Hipólito Lucena
OFICINA
10h – 13h: Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com Gerson Abrantes (Fundador da Parahybólica Cultural)
15h – 17h: Oficina de pirotecnia e efeitos especiais com Mahatma Vieira (Moleka 100 Vergonha)
PAINÉIS
14h – 15h30: Carnaval, Festival Folclórico de Parintins e São João – O que podemos aprender com essas grandes festas? – Com Ericky Nakanome (presidente do Conselho de Artes do Boi Bumbá Caprichoso), Rafaela Bastos (Presidente da Fundação João Goulart e Vice-Presidente de Projetos Especiais da Mangueira) e Rodrigo Menezes (vice-presidente do Galo da Madrugada) com mediação de Ana Beatriz Rocha (jornalista e apresentadora)
Um encontro entre diferentes tradições culturais do Brasil para entender modelos de organização, patrocínio, profissionalização e internacionalização.
16h – 18h: Viver da Cultura Popular: Políticas de Incentivo e Sustentabilidade com Tâmela Fama (Secretaria de Des. Econômico de Campina Grande), Jô Oliveira (Vereadora de Campina Grande), Pedro Santos (Secretário de Estado da Cultura da Paraíba) e Rosália Lucas (Secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba) e Genilson Felix (Presidente da federação paraibana de quadrilhas juninas FEQUAJUNE-PB) mediado por Saulo Queiroz (radialista e jornalista)
Representantes do poder público e produtores discutem os desafios e possibilidades de sustentabilidade para a cultura popular. A mesa abordará políticas públicas, incentivos e caminhos para fortalecer manifestações como as quadrilhas juninas, garantindo apoio institucional e oportunidades para quem vive da arte.
Domingo – 18/05
Auditório do MAC – Museu de Arte e Ciência
IMERSÃO
10h – 15h: “Laboratório Imersivo: Cultura Junina, Inovação e Sustentabilidade” (APENAS PARA CONVIDADOS)
Espaço de reflexão conjunta para a construção de soluções criativas em prol do fortalecimento das quadrilhas juninas com o protagonismo de seus representantes
OFICINA
09h – 12h: “Corpo Junino: Dança, Expressão e Movimento” – Com a coreógrafa e pesquisadora Leila Nascimento
Voltada para quadrilheiros
PAINEL
16h – 17h30: “Narrativas, Estética e Paixão” – Com o cenógrafo, comentarista e apresentador Milton Cunha
Reflexão sobre a estética, narrativa e inovação dentro das quadrilhas juninas. Como elas podem continuar emocionando e surpreendendo o público sem perder suas raízes?
ENCERRAMENTO
17h30 – 18h30: Painel apresentando resultados do Laboratório Imersivo
Inscrições abertas: https://forms.gle/sdMV6z7PnRKmuoue6
Paraíba Master com informações da Assessoria