Centro Histórico recebe Cortejo Multicultural em celebração ao aniversário de João Pessoa

 Centro Histórico recebe Cortejo Multicultural em celebração ao aniversário de João Pessoa
#Compartilhe

No próximo dia 5 de agosto, data em que João Pessoa celebra seu aniversário, o Centro Histórico da capital paraibana será palco de uma grande homenagem à cultura negra e à identidade popular com o Cortejo Multicultural: Celebrando a Memória Material e Imaterial da cidade Parahyba.

A ação, promovida pelo Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, convida a população a participar de um mergulho afetivo, histórico e artístico pelas raízes afro-brasileiras que moldaram a cidade. O cortejo começa às 13h30 na Praça Coronel Antônio Pessoa (Tambiá), com saída prevista para as 14h, passando por pontos simbólicos como a Igreja do Carmo, Praça 1817, Mosteiro de São Bento, Ladeira da Borborema e Rua da Areia.

Neste ano, o cortejo se conecta à vivência de Afroturismo “Raízes do Catolicismo Negro”, conduzida pelo guia Felipe Coutinho, da Apuama Turismo. O roteiro formativo destaca espaços de resistência cultural e religiosa da população negra na cidade, reforçando a presença viva da ancestralidade no Centro Histórico.

A chegada ao Ateliê Multicultural Elioenai Gomes (Rua da Areia, 155 – Varadouro) está prevista para as 17h, quando começa a programação de shows e atividades culturais, que se estende até as 22h. O palco vai receber atrações como Helayne Cristina, Maracastelo, Grupo Raízes, Ekun Dayó, Coral Orikis, Coco de Guiné, Tambores do Tempo e Aja Mulher, além de apresentações de capoeira, dança, poesia popular e música.

Na frente do casarão azulejado que abriga o Ateliê, acontece a Feira Multicultural, reunindo cerca de dez artesãos locais com exposição e venda de arte popular, acessórios e produtos afro-brasileiros.

Segundo Nai Gomes, idealizador do cortejo, o evento é mais do que uma manifestação artística: “Nesta edição, celebramos a identidade e a memória material e imaterial da cidade de Parahyba. Passamos por pontos de memória que revelam tanto a visibilidade quanto a tentativa de invisibilizar o povo negro na construção desse território cultural chamado Centro Histórico, onde nasceu nossa cidade”.

O Cortejo Multicultural é uma realização do Ponto de Cultura Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, com produção executiva da associação Maracá Cidadania, e conta com recursos do Edital de Chamamento Público nº 60.011/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), com apoio do Ministério da Cultura, do Fundo Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

SERVIÇO

Cortejo Multicultural: Celebrando a Memória Material e Imaterial da cidade Parahyba
📅 Data: 05 de agosto de 2025 (terça-feira – Aniversário de João Pessoa)
📍 Concentração: 13h30 – Praça Coronel Antônio Pessoa (Tambiá)
🚶 Chegada e shows: A partir das 17h – Ateliê Multicultural Elioenai Gomes (Rua da Areia, 155 – Varadouro)
🎭 Feira Multicultural: Das 14h às 22h, em frente ao Ateliê
🎟️ Evento gratuito e aberto ao público
🧭 Realização: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
🤝 Produção executiva: Associação Maracá Cidadania
💬 Apoio: Ministério da Cultura, Fundação Cultural de João Pessoa e Prefeitura Municipal de João Pessoa

Paraíba Master com informações da Assessoria

source

Relacionados