Casos de roubo cai na Paraíba em 2024, mas golpes virtuais crescem mais de 49%, aponta Anuário de Segurança

A Paraíba registrou queda nos casos de roubo em 2024, incluindo ocorrências contra pedestres, residências, veículos e cargas. No entanto, os crimes virtuais, especialmente os golpes aplicados pela internet, apresentaram forte alta. Os dados constam no 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), com base em informações oficiais fornecidas pelos estados. A análise foi publicada pelo PB Agora.
Segundo o levantamento, enquanto os crimes patrimoniais tradicionais diminuíram, os estelionatos cometidos por meios eletrônicos aumentaram em mais de 49% na Paraíba, refletindo uma mudança no perfil das ações criminosas.
De acordo com Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o país vem passando por uma transição nos padrões de criminalidade, com o avanço das fraudes digitais, que não exigem o uso da força física, mas ainda assim geram grandes prejuízos às vítimas.
A redução nos roubos acompanha uma tendência nacional, atribuída à maior presença de tecnologia em sistemas de segurança pública, mudanças nas rotinas urbanas e aumento do monitoramento, especialmente em áreas comerciais e residenciais.
Apesar do dado positivo no combate aos crimes de rua, o crescimento dos delitos cibernéticos acende um alerta para a necessidade de reforço na prevenção digital, além de mais investimentos em investigação e rastreamento de golpes aplicados em ambientes virtuais.
O anuário é elaborado anualmente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e é considerado a principal fonte de análise e diagnóstico do setor no país.
Por Paraíba Master