Casos de intoxicação por metanol sobem para 32 no Brasil; 181 ainda estão sob investigação; veja estados

 Casos de intoxicação por metanol sobem para 32 no Brasil; 181 ainda estão sob investigação; veja estados
#Compartilhe

O número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil chegou a 32, segundo atualização divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde. O aumento de três ocorrências em relação ao boletim anterior, publicado na última sexta-feira (10), acende o alerta para os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.

Conforme a pasta, os casos confirmados estão concentrados em três estados: São Paulo lidera com 28 registros, seguido pelo Paraná, com três, e o Rio Grande do Sul, com um caso. Outras 181 suspeitas seguem em investigação em 13 estados, enquanto 320 notificações já foram descartadas após análise.

Estados com suspeitas sob análise

As notificações ainda em apuração foram registradas nos seguintes estados:

O número de casos suspeitos em análise apresentou queda: eram 217 na última atualização.

Mortes sob investigação

O total de óbitos confirmados por intoxicação por metanol permanece em cinco, sem alterações desde o boletim anterior. Outras nove mortes ainda são investigadas — três a menos que na última contagem. Esses casos estão distribuídos entre São Paulo (3), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1) e Ceará (1).

Alerta sobre o consumo de bebidas ilícitas

As autoridades de saúde reforçam o alerta à população para os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa, especialmente diante do aumento de casos de intoxicação por metanol — substância altamente tóxica, frequentemente utilizada na adulteração de bebidas alcoólicas clandestinas.

Por Paraíba Master

source

Relacionados