Câmara e Senado: Congresso inicia preparativos para eleições das Mesas Diretoras

 Câmara e Senado: Congresso inicia preparativos para eleições das Mesas Diretoras
#Compartilhe

Na Câmara, já foram instaladas as cabines de votação com as urnas eletrônicas que serão usadas para eleger os membros da Mesa. O voto é secreto.

O Senado ainda discute se o pleito será por meio de cédula de papel ou eletrônico. Pelo regimento da Casa, a eleição deve ocorrer por meio de cédulas de papel, mas os senadores podem mudar a regra. O voto também é secreto.

Quem são os candidatos?

Na Câmara, o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), pode levar o comando da Casa. O paraibano é o candidato do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e juntou o apoio de 18 partidos, que podem lhe render 495 votos ao todo.

Motta deve enfrentar dois adversários: os deputados Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Ambos têm o apoio apenas dos próprios partidos.

No Senado, o favorito na disputa é o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que já comandou a Casa entre 2019 e 2021. Ele tem o apoio dos seguintes partidos: PSD, MDB, PT, PL, PP, PDT, PSB e União Brasil. Juntas, as legendas têm 79 votos.

Alcolumbre também tem o apoio do atual presidente, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele deve enfrentar as candidaturas dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Marcos Pontes (PL-SP) e Marcos do Val (Podemos-ES).

Paraíba Master com informações do R7

source

Relacionados