Brasil vai com força máxima ao Mundial de Atletismo em Tóquio: 85% da equipe é formada por bolsistas do governo

Tem início na noite desta sexta-feira (12) o 20º Campeonato Mundial de Atletismo, em Tóquio, e o Brasil desembarca no Japão com uma delegação forte, experiente e recheada de nomes promissores. São 47 atletas — 20 mulheres e 27 homens — que representarão o país nas provas de pista, campo e rua.
Desses, 40 fazem parte do programa Bolsa Atleta do Governo Federal, o que representa 85% do time nacional. A expressiva presença de beneficiados pelo programa evidencia o impacto direto da iniciativa no desenvolvimento do esporte de alto rendimento no país.
De acordo com informações divulgadas pelo Portal Agência Gov, entre os principais nomes estão Caio Bonfim (marcha atlética), Alison dos Santos, o “Piu” (400m com barreiras), Luiz Maurício da Silva (lançamento de dardo) e Viviane Lyra (marcha atlética). Todos pertencem à categoria Pódio, a elite do Bolsa Atleta, que oferece suporte financeiro robusto para que os atletas se dediquem integralmente à preparação e às competições.
A delegação brasileira conta ainda com 10 treinadores, além de equipe médica e técnica, totalizando 67 integrantes. À frente da equipe está Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O Mundial em Tóquio é mais do que uma vitrine para medalhas: serve também como laboratório estratégico rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O evento reunirá cerca de 2 mil atletas de 200 países, disputando 147 medalhas em 49 modalidades ao longo de nove dias, no Estádio Nacional de Tóquio.
As competições seguem até o dia 21 de setembro e terão transmissão ao vivo pelos canais SporTV e Cazé TV.
Por Paraíba Master