Banco Central informa acesso indevido a dados de 46,8 milhões de chaves Pix no sistema Sisbajud

 Banco Central informa acesso indevido a dados de 46,8 milhões de chaves Pix no sistema Sisbajud
#Compartilhe

O Banco Central comunicou nesta quinta-feira (24) que dados de 46,8 milhões de chaves Pix foram acessados de forma indevida por meio do Sisbajud, sistema operado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O incidente expôs informações cadastrais de cerca de 11 milhões de pessoas.

Os dados acessados envolvem nome do titular, CPF, chave Pix, instituição financeira, número da conta e agência. O Banco Central reforçou que nenhuma informação sensível, como senhas ou saldos bancários, foi comprometida.

O número elevado de chaves expostas se deve ao fato de que uma mesma pessoa pode registrar mais de uma chave Pix — como número de celular, e-mail e CPF — vinculadas a uma ou mais contas bancárias.

Em nota, o CNJ informou que o problema foi identificado rapidamente e as medidas corretivas foram adotadas imediatamente. Segundo o Portal T5, além disso, a Polícia Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foram acionadas para investigar o ocorrido.

Embora os dados vazados não permitam transações financeiras, o CNJ alerta a população para a possibilidade de golpes e fraudes. A recomendação é redobrar a atenção com mensagens, ligações ou e-mails suspeitos.

O Conselho também ressaltou que não faz contato com os afetados por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagem, e que um canal oficial de consulta será disponibilizado em seu site para que os usuários verifiquem se foram impactados.

Por Paraíba Master

source

Relacionados