Avião que caiu no Cazaquistão pode ter sido atingido por sistema de defesa russo

 Avião que caiu no Cazaquistão pode ter sido atingido por sistema de defesa russo
#Compartilhe

O avião da Embraer operado pela companhia Azerbaijan Airlines, que caiu no Cazaquistão nessa quarta-feira (25), desviou centenas de quilômetros de sua rota antes de tentar o pouso de emergência, indicam as informações preliminares.

A causa do acidente está sob investigação, mas informações que circulam na imprensa europeia e os ataques que marcaram a guerra na Ucrânia nesta quarta-feira levantam a hipótese de aeronave ter sido atingida em meio à troca de fogo do conflito.

O Embraer 190 estava a caminho da capital do Azerbaijão, Baku, para a cidade russa de Grozny, no Cáucaso do Norte, quando saiu de rota e tentou um pouso de emergência a 3 quilômetros de Aktau, informou a Azerbaijan Airlines. A aeronave carregava 67 pessoas e pelo menos 38 morreram ao cair no Mar Cáspio, no oeste do Cazaquistão, segundo autoridades.

Até agora, as poucas informações reveladas pelas autoridades dos países envolvidos não parecem indicar o mesmo caminho para a causa do acidente. A agência de aviação civil da Rússia (Rosaviatsia) relatou um “ataque de pássaros”, citando informações “preliminares”. O departamento regional do Ministério da Saúde do Cazaquistão informou em um comunicado posterior que “um balão estourou” a bordo da aeronave, sem fornecer mais detalhes.

Falando em uma entrevista coletiva, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse que era muito cedo para especular sobre as razões do acidente, mas disse que o clima forçou o avião a mudar de curso.

No entanto, as autoridades não explicaram por que o avião cruzou o mar, mas a agência Reuters observou que o acidente ocorreu logo após ataques de drones no sul da Rússia.

source

Relacionados