Ato pró-anistia na Esplanada contará com monitoramento reforçado

Nesta quarta-feira (7), Brasília terá um forte esquema de segurança e mudanças no trânsito no centro da capital federal por conta da manifestação pró-anistia aos envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023.
A manifestação está marcada para começar às 16h, no Eixo Monumental, com concentração na Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Desse ponto, seguindo o cronograma, os manifestantes irão até a Avenida José Sarney, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, com previsão de chegada às 17h.
Ao longo de todo o Eixo Monumental e da Esplanada dos Ministérios, a passeata será acompanhada pela Polícia Militar do Distrito Federal. Três faixas estarão bloqueadas, a partir das 16h, mas a avenida fluirá com faixa para o trânsito de veículos.
Um trio elétrico com os integrantes que vão discursar ficará em frente ao Congresso Nacional, mas os manifestantes não poderão atravessar até a sede do Poder Legislativo.
Haverá barreiras policiais em frente ao Congresso para proteção do patrimônio público. Segundo integrantes da Secretaria de Segurança Pública do DF, também haverá policiais no local e próximos ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal.
A cavalaria da PM e o Batalhão de Choque também estarão de prontidão, segundo o plano de ação DF.
Presença de Bolsonaro
Os médicos orientaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a não comparecer a esse ato organizado pela oposição em defesa da anistia daqueles que participaram dos ataques aos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os dois filhos do ex-presidente, Flávio e Carlos, senador e deputado, respectivamente, devem participar da manifestação, segundo o pastor Silas Malafaia, responsável pela organização do evento.
Paraíba Master com informações da CNN Brasil