Após incêndio, Vale dos Dinossauros é reaberto para visitação na Paraíba

O Museu do Vale dos Dinossauros, localizado em Sousa, Sertão da Paraíba, reabre nesta quarta-feira (22), uma semana após um incêndio de grandes proporções atingir a vegetação ao redor da unidade de conservação. A informação foi confirmada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
Apesar da reabertura do museu, o acesso à área onde estão as pegadas fossilizadas dos dinossauros continua suspenso. Segundo a Sudema, a medida é preventiva e visa garantir a segurança dos visitantes até que o local afetado pelo fogo seja totalmente avaliado.
Incêndio atingiu vegetação da Caatinga
O incêndio ocorreu no dia 15 de outubro e comprometeu parte da vegetação da Caatinga que cerca o Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Conforme o Corpo de Bombeiros, os fortes ventos registrados na região contribuíram para a rápida propagação das chamas.
Apesar do impacto ambiental, a Sudema tranquilizou a população e visitantes, afirmando que as pegadas dos dinossauros, com mais de 80 milhões de anos, não foram danificadas pelo fogo.
Patrimônio histórico e turístico
Reconhecido recentemente como Patrimônio Material da Paraíba, o Vale dos Dinossauros é considerado um dos principais sítios paleontológicos do Brasil e do mundo. O local se destaca não apenas pela importância científica, mas também pelo potencial turístico e cultural, sendo um dos principais atrativos do Sertão paraibano.
Por Paraíba Master