Alexandre de Moraes assume interinamente a presidência do STF durante viagem de Fachin

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, passou a presidir interinamente a Corte nesta quinta-feira (6), devido à participação do presidente do STF, Edson Fachin, na Cúpula do Clima, realizada em Belém (PA). As informações foram divulgadas pelo Agência Brasil.
Moraes, que é relator das ações penais envolvendo a tentativa de golpe ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, recebeu homenagens e saudações dos colegas ao assumir a cadeira da presidência temporariamente.
O ministro Dias Toffoli destacou a confiança e o reconhecimento ao colega, lembrando a longa trajetória de convivência profissional entre ambos.
“A data de hoje é especial, porque sou seu amigo e colega desde 1986. Para mim é uma alegria vê-lo nesta cadeira. Vossa Excelência tem a dimensão dela”, afirmou Toffoli.
Também em nome da Corte, a ministra Cármen Lúcia cumprimentou Moraes pela gestão e atuação no tribunal.
“Queria dizer que, em nome de todos os colegas, é uma honra ter Vossa Excelência como vice, desejando que seja, como tem sido, um ótimo colega”, disse a ministra.
Moraes permanecerá no comando do STF até o retorno de Edson Fachin da viagem oficial.
Por Paraíba Master