Afya Educação Médica destaca papel do apoio psicológico no tratamento do câncer de mama

Especialista orienta sobre a relevância do acompanhamento emocional para pacientes oncológicas
O diagnóstico de câncer de mama muda a vida de uma mulher em todos os sentidos. Medo, ansiedade, insegurança e tristeza se tornam sentimentos comuns diante da incerteza do tratamento. Durante o Outubro Rosa, campanha que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialistas alertam que cuidar da saúde mental é tão importante quanto tratar o corpo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, com mais de 74 mil novos casos estimados apenas para 2025. O impacto emocional, porém, é uma realidade silenciosa: estudos mostram que mais de 50% das pacientes com diagnóstico oncológico apresentam sintomas de ansiedade e depressão durante o tratamento.
A psiquiatra e professora da Afya Educação Médica, Raquel Mendes Cordeiro, destaca que o suporte psicológico deve ser visto como um pilar essencial na jornada de enfrentamento da doença. “O câncer de mama não afeta apenas o corpo, mas também a mente e as emoções. É comum que mulheres enfrentem angústia, depressão e crises de autoestima. Ter um suporte psicológico durante esse processo ajuda a fortalecer o enfrentamento da doença e melhora a adesão ao tratamento”, explica.
Segundo Raquel, o acompanhamento emocional precisa ser contínuo, inclusive após o fim das sessões de quimioterapia ou radioterapia. “Mesmo depois da alta médica, muitas mulheres vivem com medo da recidiva e enfrentam desafios para retomar a rotina. O acompanhamento psicológico é essencial para reconstruir a confiança e resgatar o bem-estar emocional”, acrescenta.
Raquel Mendes reforça ainda a importância da rede de apoio, familiares, amigos e profissionais de saúde, no processo de recuperação. “Sentir-se acolhida faz toda a diferença. O cuidado integral, que inclui o corpo e a mente, é o que realmente devolve qualidade de vida às mulheres que passaram pelo câncer de mama”, orienta a professora da Afya Educação Médica.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Por Paraíba Master com informações da Assessoria