STF mantém condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe após rejeição de último recurso

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta sexta-feira (7) o último recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro contra sua condenação a 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia.
O relator também negou recursos de outros seis aliados do ex-presidente, considerados pela Procuradoria-Geral da República parte do “núcleo crucial” da tentativa de golpe. Com isso, o julgamento entra na etapa final e, caso a Primeira Turma do STF mantenha o entendimento, as penas poderão começar a ser cumpridas.
Moraes afirmou que o recurso de Bolsonaro não apresentou omissões nem contradições, sendo apenas “mero inconformismo” com o resultado. O ministro também voltou a rejeitar alegações de suspeição e negou o pedido da defesa para redução da pena, reforçando que não houve desistência da ação golpista.
Se a decisão for confirmada, Bolsonaro poderá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado, possivelmente em sala especial. Atualmente, ele está em prisão domiciliar por outro processo, no qual é acusado de tentar obstruir investigações do STF.
Por Paraíba Master