Semana Nacional de Ciência e Tecnologia divulga resultados das competições realizadas durante evento

As escolas municipais de João Pessoa conquistaram os três primeiros lugares nas categorias robótica, maquete e pintura do IV Campeonarte, evento realizado durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O encontro reuniu um grande público durante três dias de intensa programação no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho, consolidando-se como o maior de divulgação científica de João Pessoa.
Mais de dez mil visitantes circularam pelos espaços, entre estudantes, professores, pesquisadores, artistas e empreendedores. O secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), Guido Lemos, destacou o papel da SNCT na popularização da ciência e na valorização dos talentos locais. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um convite para que todos percebam que a inovação nasce também do nosso território, das escolas, das comunidades e dos nossos jovens. João Pessoa vem se consolidando como um polo de criatividade e desenvolvimento tecnológico sustentável”, ressaltou.
Um dos destaques do evento foram os campeonatos de jogos eletrônicos e de artes com resíduos eletrônicos. O IV Campeonarte, por exemplo,foi destinado a equipes de escolas públicas municipais do ensino fundamental. Em 2025, teve abrangência local, com a participação de escolas de João Pessoa, e também intermunicipal, com a participação de escolas de cinco municípios da Região Metropolitana, abordando a temática ‘Cultura Oceânica’.
As escolas da Rede Municipal de João Pessoa se destacaram em todas as três categorias, conquistando os primeiros, segundos e terceiros lugares na competição. Na categoria robótica foram vencedoras as escolas Virginius da Gama e Melo (Mangabeira); Zumbi dos Palmares (Mangabeira); e Aruanda (Bancários).
Na modalidade maquete venceram: Escola Municipal Dom Adauto (Jaguaribe), Escola Municipal Aruanda (Bancários) e Escola Municipal Anaide Beiriz (Mumbaba). Já na categoria pintura, as campeãs foram Anísio Teixeira (Ernani Sátiro), Arnaldo de Barros Moreira (Bairro dos Novaes) e Anaide Beiriz (Mumbaba).
Circuito Pessoense de e-Sports – Já na arena Metaverso ocorreram os jogos do Circuito Pessoense de e-Sports. No Campeonato League of Legends, a equipe campeã foi Baianos Inglórios, que disputou sozinha. Já no campeonato Counter Strike 2, o primeiro lugar ficou com a equipe eMinds e o segundo com os Vovôs do CS.
O secretário Guido Lemos comentou que os jogos eletrônicos são uma forma de despertar o interesse dos jovens pela tecnologia e para criação de novos games, e agradeceu a todos os colaboradores, apoiadores e patrocinadores da 22ª SNCT. “Nossa intenção é promover mais competições interessantes na cidade, pois temos uma proposta no futuro de criar uma arena de jogos eletrônicos”, acrescentou.
Três dias de descobertas e conexões – Durante os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, o Espaço Cultural se transformou em um laboratório aberto, com exposições interativas, palestras, hackathons, mostras de cinema, oficinas, apresentações culturais e estandes de instituições de ensino, startups e projetos comunitários.
Para o professor de química da Universidade Estadual de Campina Grande (UFCG), Jacobo Martinez, a ciência precisa sempre mostrar para que veio. “Eventos como este só fortalece e nos ajuda a manter vivo. Penso assim, não estamos sozinhos, tem um monte que também faz pesquisa como você e essa troca de experiência é maravilhoso”, observou.
Ciência e arte lado a lado – O encerramento da 22ª SNCT, que ocorreu na noite do sábado (1º), foi marcado por um clima de celebração e integração entre ciência e cultura. O palco principal recebeu apresentações de dança, música e performances artísticas, culminando com uma animada apresentação de frevo, que contagiou o público e encerrou o evento em ritmo de festa.
A estudante de engenharia de alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Camila Novaz, comentou que nunca tinha participado de um evento assim e vendo tanto trabalho diferente. “Vai deixar saudades. Para mim foi genial. Quero participar mais vezes”, afirmou.
Um legado para a cidade – Com o encerramento da edição 2025, a SNCT deixa um legado de integração entre instituições, pesquisadores e cidadãos. O evento fortaleceu redes de conhecimento e abriu espaço para novas parcerias. “Cada edição é uma construção coletiva. O que vivemos nestes três dias foi a prova de que a ciência é viva, acessível e transformadora”, ressaltou Guido Lemos.
O diretor presidente da Agência de Inovação e Tecnologia de João Pessoa (Inovatec-JP), Edvaldo Vasconcelos, agradeceu a todos envolvidos e ressaltou que o esforço de uma grande equipe resultou em um evento a altura dos grandes campeonatos. “Cada dia podemos sonhar cada vez mais. E que nós conseguimos e podemos fazer, é só planejar e executar da melhor maneira”, destacou.
A 22ª SNCT foi realizada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec-JP), em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A edição deste ano teve como tema ‘Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território’, unindo conhecimento científico, cultura e sustentabilidade.
Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa