Quatro professores da Paraíba estão entre os melhores do Brasil em Olimpíada Nacional de Matemática

A Paraíba volta a se destacar no cenário educacional brasileiro. Quatro professores do estado foram classificados como finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), uma das mais importantes premiações nacionais voltadas à valorização do ensino da disciplina. Os educadores lecionam em escolas públicas das cidades de João Pessoa, Aroeiras, Malta e Patos, e agora concorrem ao título de melhores professores de Matemática do País.
Segundo informações do Portal ClickPB, o resultado final será divulgado no dia 8 de dezembro, em transmissão ao vivo pelo YouTube da Sociedade Brasileira de Matemática. Já a solenidade de premiação presencial ocorrerá no dia 10 de dezembro, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Ao todo, 40 docentes de todo o país chegaram à etapa final, mas apenas 20 serão premiados.
Os vencedores da categoria Ouro terão a oportunidade de participar de uma imersão internacional na China, prevista para maio de 2026, com atividades acadêmicas e culturais em Xangai, incluindo visita ao Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China. Após a viagem, os premiados deverão compartilhar experiências e ministrar workshops de Matemática a outros docentes, em parceria com o MEC.
De acordo com o conselho gestor da Olimpíada, o objetivo da OPMBr é reconhecer e difundir práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para o avanço da qualidade do ensino de Matemática no Brasil. “Nosso propósito é valorizar iniciativas bem-sucedidas e disseminá-las para fortalecer o desempenho do país no cenário mundial”, destacou Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor.
A Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) foi criada por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e está em sua segunda edição. A competição busca não apenas premiar os melhores professores, mas também estimular novas metodologias de ensino e promover integração entre profissionais da educação em todo o território nacional.
Por Paraíba Master