Flor Literária e Congresso Nacional de Academias ocupam João Pessoa com debates e cultura

 Flor Literária e Congresso Nacional de Academias ocupam João Pessoa com debates e cultura
#Compartilhe

A Praça Dom Adauto, em João Pessoa, vai se transformar em um grande polo de literatura, música e cultura durante a Festa Literária (Flor), que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro. Segundo informações do Portal Paraíba Business, o evento contará com palestras, debates e oficinas sobre escrita criativa, edição de livros e o papel da cultura na formação social, além de stands de livrarias e editoras e lançamentos literários.

A programação se estende a outros espaços da cidade, como a Academia Paraibana de Letras, Centro Cultural São Francisco e Casarão 34, incluindo polos de cordel, cinema, literatura infantil e apresentações de artistas no palco principal da Praça Dom Adauto. O evento recebe apoio de instituições como o Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, Fecomércio, Sebrae, Tribunal de Justiça da Paraíba e Assembleia Legislativa.

Paralelamente, ocorre o Congresso Nacional das Academias de Letras do Brasil, organizado pela Academia Paraibana de Letras. O tema central do congresso é “A importância das academias de letras na formação cultural de sua gente” e integra as atividades do Fórum Fala.Br, que promove a conexão entre entidades literárias de todo o país. O evento será aberto na quinta-feira (23), às 18h, no Centro Cultural São Francisco, com recepção aos acadêmicos e entrega do título de sócio-benemérito ao governador João Azevêdo.

Entre os destaques da programação, na sexta-feira (24), está a instalação oficial do Fórum Fala.Br, seguida de debate sobre os expoentes da literatura paraibana, como Zé Lins, Zé Américo e Ariano Suassuna, e um painel sobre literatura feminina com a escritora Mary Del Priore. No sábado (25), o professor Milton Marques Júnior conduz uma palestra sobre o poeta Augusto dos Anjos, seguida da jornada “Os caminhos de Augusto” pelo Centro Histórico e encerramento com passeio de catamarã no Pôr do Sol do Jacaré.

O congresso e a Flor Literária têm patrocínio do Governo da Paraíba e apoio da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), Caixa Econômica Federal, Tribunal de Justiça da Paraíba, Assembleia Legislativa e Confraria Sol das Letras, consolidando a cidade como referência em cultura e incentivo à leitura, destacando a relevância da literatura para o fortalecimento da identidade paraibana.

Por Paraíba Master

source

Relacionados