Dia D de vacinação: Fiocruz promove evento gratuito com vacinas, cultura e ciência neste sábado (18)

 Dia D de vacinação: Fiocruz promove evento gratuito com vacinas, cultura e ciência neste sábado (18)
#Compartilhe

Ação nacional marca os 125 anos da instituição com atividades em todo o país; no Rio, evento ocorre no campus de Manguinhos

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (18) o Dia D de Mobilização Nacional pela Vacinação, com programação especial em diversas cidades brasileiras. No Rio de Janeiro, a ação será promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que celebra 125 anos de história com o tradicional evento “Fiocruz para Você”, no campus de Manguinhos, das 8h às 17h.

Com entrada gratuita e classificação livre, o evento oferece vacinação para todas as faixas etárias, atividades culturais, oficinas interativas e ações de divulgação científica. A edição de 2025 tem como tema “Vacina é vida”, reforçando o papel da imunização como ferramenta de saúde pública.

Na Fiocruz, produzimos vacina, acreditamos na vacina e celebramos a vacina. Há 125 anos trabalhamos em prol da saúde e da vida das pessoas”, afirmou o presidente da instituição, Mario Moreira.

Vacinação para crianças e adultos

No Rio, estarão disponíveis vacinas para diferentes públicos. Crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias poderão ser imunizadas contra doenças como poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e pneumonia, com doses da VIP (poliomielite inativada), Pentavalente e Pneumocócica 10.

Adultos também poderão se vacinar contra Covid-19 e Influenza, mediante apresentação de documento oficial com foto. Para crianças e adolescentes, é necessário levar a caderneta de vacinação.

Ciência, cultura e lazer no mesmo espaço

Além da imunização, o “Fiocruz para Você” oferece uma série de atividades voltadas para todas as idades, incluindo apresentações culturais, espaços de lazer e oficinas educativas com foco na promoção da saúde e da ciência cidadã.

O evento será realizado não só no Rio, mas também em outras unidades da Fiocruz espalhadas pelo país, incluindo as cidades de Manaus, Porto Velho, Brasília, Eusébio (CE), Teresina, Salvador, Belo Horizonte, Ribeirão Preto (SP) e Curitiba.

Criado em 1994 como uma resposta às demandas sociais das comunidades do entorno da Fiocruz, o projeto se consolidou como um dos principais eventos de aproximação entre ciência e sociedade.

Se você mora no entorno, nas proximidades, é nosso convidado especial. É um dia de vacina, cultura, brincadeiras, diversão e conscientização”, convida Mario Moreira.

Por Paraíba Master

source

Relacionados