Operação da PF prende homem em João Pessoa por armazenar material de abuso sexual infantil

Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (10), em João Pessoa, durante uma ação da Polícia Federal contra crimes relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A prisão ocorreu no âmbito da Operação Discovery 30, que inicialmente visava apenas o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Conforme a PF, durante a execução da busca, foram encontrados materiais que configuram crime de armazenamento de conteúdo envolvendo abuso sexual infantojuvenil, o que levou à prisão em flagrante do investigado.
Embora o termo “pornografia infantil” ainda seja utilizado na legislação brasileira — como no Estatuto da Criança e do Adolescente — para descrever imagens ou vídeos que envolvam crianças ou adolescentes em situações sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou com exibição de órgãos genitais para fins sexuais, a Polícia Federal ressalta que a comunidade internacional prefere as expressões “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”. A mudança na terminologia visa enfatizar a gravidade e a natureza violenta desses crimes.
A operação faz parte de uma série de ações realizadas pela PF visando identificar e responsabilizar autores de crimes sexuais contra menores, especialmente os que envolvem a produção, armazenamento ou compartilhamento de conteúdo ilegal pela internet.
A investigação segue em andamento.
Por Paraíba Master