Mosteiro Santa Clara prepara reforma histórica e promove bazar beneficente em Campina Grande

 Mosteiro Santa Clara prepara reforma histórica e promove bazar beneficente em Campina Grande
#Compartilhe

O Mosteiro Santa Clara, localizado no centro de Campina Grande, se prepara para passar pela primeira grande reforma estrutural desde sua fundação, em 1950. Lar de 32 freiras da Ordem das Clarissas, o convento completa 75 anos em dezembro de 2025 e enfrenta problemas como instalações elétricas comprometidas, rachaduras nas paredes e equipamentos em más condições.

Para arrecadar fundos para a obra, estimada em R$ 2,8 milhões, será realizado no próximo sábado, 4 de outubro, o “Bazar do Bem”, a partir das 9h, na Pirâmide do Parque do Povo. O evento faz parte da campanha “Todos Juntos pelo Mosteiro Santa Clara” e tem o apoio da primeira-dama do município, Juliana Figueiredo Cunha Lima, que idealizou a ação beneficente.

Até o momento, a campanha já arrecadou cerca de R$ 180 mil. Para o bazar, foram doadas quase 4 mil peças, entre roupas para todas as idades e gêneros, além de artigos diversos. Os itens estarão à venda por preços acessíveis. O evento também oferecerá serviços gratuitos de estética, como cortes de cabelo, manicure, design de sobrancelhas e limpeza de pele, além de um espaço infantil com atividades para crianças.

Outro destaque da programação será o lançamento do leilão de uma obra do artista mirim Mateus Cavalcanti Rosa, de apenas 9 anos. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o jovem campinense vem ganhando notoriedade por seu talento com as artes visuais. Uma de suas obras foi adquirida por um empresário local e será leiloada durante o evento. Mateus foi convidado a expor seus trabalhos no Museu do Louvre, em Paris, entre os dias 17 e 19 de outubro.

As doações para o bazar ainda podem ser feitas até esta sexta-feira, 3 de outubro, pelo Disk-Bazar, no telefone (83) 98734-5652. Também é possível entregar os itens diretamente no Mosteiro Santa Clara ou na sede do Procon Municipal, situada na rua Prefeito Ernane Lauritzen, nº 226, no Centro de Campina Grande.

O movimento em torno da restauração ganhou reforço com a visita da atriz e cantora Mayana Neiva, que esteve recentemente no mosteiro. Natural de Campina Grande, Mayana se emocionou durante o encontro com as religiosas e manifestou seu apoio público à campanha de restauração do prédio histórico.

A reforma integra as comemorações do Jubileu da Esperança da Igreja Católica e marca um novo capítulo na história do Mosteiro Santa Clara, reconhecido por sua vida de oração, silêncio e contemplação.

Por Paraíba Master

source

Relacionados