Serviço de Urologia do Hospital Santa Isabel reúne grupo de pacientes do programa de vasectomia

O Serviço de Urologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) reuniu, na tarde desta quarta-feira (17), um grupo de usuários da Rede Municipal de Saúde que está inscrito no programa de planejamento familiar ofertado na unidade para a realização de cirurgias de vasectomia. O HMSI, administrado pela Prefeitura de João Pessoa, é referência no procedimento e os interessados são atendidos por uma equipe multiprofissisonal, composta por urologistas, psicólogos, assistente social e enfermeiros.
Durante uma palestra ministrada pelo urologista Daniel Amorim, que integra o Serviço de Urologia do HMSI, o grupo, formado por 46 homens, recebeu orientações sobre vasectomia, procedimento cada vez mais procurado pela população masculina e considerado um dos métodos de planejamento familiar mais eficazes na prevenção da gravidez.
Na ocasião, o médico falou sobre a cirurgia e tirou dúvidas dos participantes. Ele explicou que a vasectomia é um procedimento cirúrgico simples e rápido, que dura cerca de 30 minutos, conta com anestesia local e não interfere na função sexual.
A palestra contou também com a participação das psicólogas Ana Paula da Silva Farias e Nádia Klecia Ferreira Batista, além da enfermeira Eva Luna. Agora, cada paciente, de forma individual, vai passar por uma consulta com um psicólogo.
Vantagens – A cirurgia de vasectomia tem diversas vantagens para o homem e sua parceira. Além de representar a responsabilização também do homem na anticoncepção e no planejamento reprodutivo, o procedimento é de rápida realização e de recuperação mais simples do que, por exemplo, a laqueadura nas mulheres. A cirurgia dura cerca de 30 minutos e conta com anestesia local e o paciente não precisa ficar internado, tendo alta no mesmo dia.
Dados do Ministério da Saúde apontam, entre as vantagens da vasectomia, a diminuição no uso de contraceptivos que prejudicam a saúde das mulheres, é um método seguro para evitar a gravidez, não afeta o desempenho sexual e é um procedimento ambulatorial de risco menor que a laqueadura.
Por Paraíba Master