Desemprego recua para 5,6% e atinge menor nível desde 2012, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, marcando o menor índice da série histórica iniciada em 2012, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre anterior, o índice era de 5,8%.
Com o recuo, o número de pessoas desocupadas no país foi estimado em 6,118 milhões — o menor contingente desde o último trimestre de 2013, quando o total também ficou em torno de 6,1 milhões. Por outro lado, o número de brasileiros ocupados chegou a um patamar inédito: 102,4 milhões de pessoas estão empregadas, o maior volume já registrado.
Outro destaque positivo foi o número recorde de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, que chegou a 39,1 milhões, consolidando uma melhora no mercado formal de trabalho.
A pesquisa, realizada por meio da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), considera a população com 14 anos ou mais, englobando todas as formas de ocupação — com ou sem carteira assinada, trabalhadores temporários, informais ou por conta própria. Apenas são classificadas como desocupadas as pessoas que estão efetivamente em busca de trabalho.
Ao todo, cerca de 211 mil domicílios foram visitados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A divulgação dos dados, prevista originalmente para 29 de agosto, foi adiada por 18 dias devido a problemas técnicos enfrentados pelo instituto.
Por Paraíba Master